As escolas municipais de Tupaciguara foram premiadas, na noite do dia 23 de novembro, pelo Prêmio Gestão Escolas 2017. A solenidade de entrega de destaques do Prêmio Gestão Escolar – PGE 2017 – da rede municipal de ensino ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio.
Durante a solenidade de premiação, aconteceram diversas apresentações dos alunos da rede municipal de ensino. O Coral Municipal da Educação “Sons e Canções”, composto por alunos da Educação Integral e Integrada das E. M. Francisco Ferreira Borges Sobrinho e E. M. São Tarcísio, sob a regência da professora Adalígia e acompanhados pelo músico “Tonico”, apresentou as músicas Sons e Canções, Deus Está Aqui, Chalana e A Paz.
Os alunos da E. M. Paz e Amor, do povoado do Bálsamo, apresentaram a dança “Catira” que encantou a todos os presentes. Após, os alunos da E. M. Francisco Lourenço Borges ficaram com a dança “Summer Night”. Os alunos da E. M. Maria Conceição Borges dançaram e encenaram a música Whisky a Go Go. Já os alunos da E. M. Francisco Ferreira Borges Sobrinho apresentaram a música e dança “Mulher Rendeira” e os estudantes da E. M. São Tarcísio, com a dança “Caribó”.
O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), que estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Ele tem como objetivo reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias. Também tem como objetivo avaliar a escola, a partir do trabalho do gestor escolar em parceria com toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e todos os recursos oferecidos para conseguir trabalhar de forma efetiva, em todos os campos pedagógicos e sociais, com ações efetivas para a melhoria da qualidade de ensino.
A cerimônia contou com a presença do Prefeito Tenente Carlos Alves de Oliveira; da Secretária Municipal de Educação Priscilla Andrade Faria Cabral; do vereador Dalmo Salviano de Santana, representando o Presidente da Câmara Municipal de Tupaciguara, Cláudio Almeida da Silva; da senhora Mara Elisa Rosa, representando o diretor Educacional da Superintendência Regional de Uberlândia, Jakes Paulo Félix dos Santos; das analistas educacionais da Superintendência Regional de Uberlândia, Raquel de Sousa Silva Ramos, Juliana Cristina Matias e Sandra Gioroldo, além de todas as diretoras e coordenadoras das escolas municipais, professores, supervisores e de todo o corpo escolar municipal.
“O Prêmio de Gestão Escolar se traduz em eficiente política de formação/gestão. Política esta que converge para a qualidade do ensino ofertado, pois advém da reflexão contextual de cada realidade. Diversas são as conquistas advindas desta política de gestão/ formação (Curso Lideranças e Gestores; Capacitação para 50 pessoas; Avaliação de desempenho; preparação para o PGE 2019; rede de parceria: UFU e SEBRAE). Mas quero ressaltar que a maior interação entre as redes municipal e estadual muito nos alegra e engrandece, pois juntos somos melhores”, afirma a Secretária Priscilla Andrade.
Após as apresentações culturais, as premiações foram entregues pela Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, mediante explanação de cada prêmio. Foram concedidas as homenagens pelas boas práticas na gestão pedagógica, de planejamento das ações pedagógicas, de gestão participativa e de infraestrutura.
A primeira escola a receber a homenagem foi a Escola Municipal Paz e Amor, que, segundo a avaliação, destaca-se na Análise dos Resultados Educacionais, pois, embora não tenha IDEB (devido à quantidade de alunos), desenvolve um ótimo trabalho de acompanhamento do desempenho dos alunos, fazendo diagnóstico com plano de intervenção realizado com eficiência na Sala de Recurso. Tanto as gestoras da escola como as responsáveis pelo pedagógico conhecem por nome os alunos com dificuldade e suas necessidades. Todos estão envolvidos no processo educacional.
A Escola Municipal do Brilhante também recebeu a homenagem e, de acordo com a avaliação, a Escola se destaca no Planejamento Pedagógico, pois apresenta ótima articulação entre os professores. Além disso, embora as turmas sejam multisseriadas, os espaços são muito bem aproveitados, tornando o ambiente de aprendizagem muito agradável. Apresenta ainda boa Gestão Participativa e claramente a gestora divide atribuições com sua equipe pedagógica, o que demonstra que não é centralizadora.
Já a Escola Municipal São Tarcísio recebeu a premiação, pois a escola possui excelente parceria com a SEMEC, sendo visível a facilidade de articulação com outros órgãos por parte da Diretora. Embora a escola tenha a melhor infraestrutura externa da rede (piscina, parque infantil bem montado, área verde), a estrutura interna deixa a desejar, pois os espaços são pequenos. Apesar disso, o aproveitamento do espaço é muito bem feito, o que retrata capacidade de adaptação e pró-atividade da equipe gestora. O projeto da Biblioteca Itinerante é uma excelente iniciativa que merece ser compartilhada com a rede.
A Escola Municipal Maria Conceição Borges foi agraciada pela homenagem, pelo fato de o Pedagógico da escola estar completamente alinhado com projetos que se complementam, configurando claramente a interdisciplinaridade. Nas turmas de Tempo Integral, o ambiente alfabetizador é rico e condizente com o ano de escolaridade. A integração com a comunidade é o ponto mais forte, pois há participação massiva em todos os eventos organizados pela escola. Na Festa Junina isto foi comprovado, pois os alunos e familiares prestigiaram a barraca da escola, mesmo tendo que enfrentar fila. A escola está de parabéns pelo desempenho do aluno José Venâncio Santos Ribeiro no campeonato de Xadrez, ficando em 3º lugar no Campeonato Estadual de Xadrez. Merece ainda reconhecimento pelo Projeto desenvolvido por alunos com melhor situação financeira, que distribuem cestas básicas a membros das comunidades escolar e local, passando por dificuldades. Cada etapa do Projeto é engrandecedora, fazendo com que a escola, com certeza, forme bons cidadãos. O atendimento e organização da secretaria merecem destaque.
Em terceiro lugar, pelas boas práticas na gestão pedagógica: de resultados educacionais, de planejamento das ações pedagógicas, de gestão participativa e de gestão de infraestrutura, ficou a Escola Municipal Alvarenga Peixoto como destaque em Tupaciguara, e, segundo a organização do prêmio, é possível identificar claramente a identidade da comunidade e da gestora que se complementam. Lugar agradável onde todos os servidores dão significado à palavra equipe, demonstrando satisfação em trabalhar na escola. Contempla a exploração de todos os espaços através dos diversos projetos e do PPP que privilegia a realidade da escola. Nesse sentido se destacam: horta em resultado de parceria com a iniciativa privada, onde os alunos participam de todas as etapas de produção, oferece acesso às tecnologias aos alunos que dificilmente teriam essa oportunidade (mesmo com poucos computadores, dá a oportunidade a todos), apresenta excelentes resultados nas avaliações externas, embora não tenha IDEB devido ao número de alunos por turma não ser considerado para aplicação pelo MEC.
Já em segundo lugar, a Escola Municipal Francisco Lourenço Borges foi destaque em Tupaciguara. De acordo com a comissão, os portfólios são completos, considerando o desenvolvimento dos alunos para sequência do planejamento. Contempla as dificuldades individuais com suas respetivas evoluções. Toda a equipe (Pedagógica e Gestora) conhece nominalmente os alunos com dificuldades, o que demonstra que a escola faz Análise dos Resultados. Os ambientes alfabetizadores são riquíssimos e bem explorados, o que proporciona identificação da turma por faixa etária. A variedade e flexibilidade na disposição das carteiras demonstra claramente que essa estrutura atende as propostas educativas dialógicas, onde o professor se apresenta como um mediador do conhecimento, o que torna também as aulas mais interessantes.
Sendo escolhida pela comissão avaliadora da Superintendência Regional de Ensino, a Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho ficou como destaque em Tupaciguara, em 1º lugar, pelas boas práticas na gestão pedagógica: de resultados educacionais, de planejamento das ações pedagógicas, de gestão participativa e de gestão de infraestrutura. “A Escola se sobressaiu pelas atividades extras que ela oferece. Entre todas as ações se destacam: trabalho desenvolvido no Tempo Integral (Coral, Música, Xadrez, Arte…) com ambiente apropriado à faixa etária e forma diferente de disposição de turmas; os alunos que mudam de sala; a dinâmica das aulas se dá em função da intencionalidade pedagógica prevista no PPP da escola; melhor aproveitamento do espaço físico (anfiteatro); sala de professores acolhedora; sala de Recurso bem organizada e com material acessível aos alunos; material de apoio e cantinho da leitura em todas as salas; biblioteca bem organizada e com projeto para utilização dos alunos. Essa escola se destacou, porque é possível constatar a identidade da diretora e o resultado do seu trabalho no resgate da autoestima de alunos que são oriundos de famílias com todos os tipos de dificuldades.”
“Muito me emociono e agradeço a Deus por poder participar desse momento em nossa educação. Foram muitos destaques neste ano de 2017, mas parabenizo, neste momento, a Secretaria Municipal de Educação que vem conduzindo uma das melhores administrações da educação já realizadas em nosso Município. Fiquei muito feliz em escutar das representantes da Superintendência Regional de Ensino que Tupaciguara tem um dos melhores trabalhos de educação da região e que elas colocariam seus filhos em qualquer escola do município, pela gestão, pela organização, pelo aspecto pedagógico e por toda a estrutura. Isso me alegra muito, pois estamos trabalhando todos os dias para melhorar e fazer sempre o possível para todos da rede municipal de ensino. Parabenizo a todos os diretores, coordenadores, educadores, professores, pedagogos, supervisores, orientadores, serviços gerais, enfim todos, pois a contribuição de cada um faz com que nossas crianças tenham uma educação para um futuro de qualidade. Meu muito obrigado!”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.