Projeto Sons e Canções, integrando valores e transformando vidas, vence Prêmio Cidades Inteligentes na categoria Educação

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou o projeto: Sons e Canções, integrando valores e transformando vidas, dentro do projeto Educação Integral e Integrada, e foi escolhido, dentre outros projetos, como vencedor do Prêmio Cidades Inteligentes na categoria Educação, a nível estadual.

O projeto foi implementado em seis das sete escolas da rede municipal de ensino de Tupaciguara-MG, em fevereiro de 2017, para atendimento de 514 alunos. Um dos objetivos do projeto é retirar os alunos de área e situações de vulnerabilidade, também é garantir o direito à educação de qualidade, garantir o desenvolvimento integral dos alunos, por meio dos aspectos intelectual, afetivo, social e físico, articular saberes, favorecer o diálogo e garantir a intervenção pedagógica, valorizar a arte por meio do Coral Sons e Canções, entre outros.

A Comissão Organizadora do Cidades Inteligentes, composta por instituições de ensino superior, entidades e associações microrregionais de municípios de todo o Estado de Minas Gerais, divulgou o resultado com os nomes dos vencedores do prêmio que leva o nome do Congresso Mineiro.

Foram 60 agraciados com a honraria, em diferentes categorias, entre Municípios, Entidades, Empresas e Personalidades, e receberão o troféu Cidades Inteligentes em solenidade a ser realizada em Belo Horizonte, no Dayrell Hotel & Convenções, dia 05 de Dezembro de 2017. Ao todo, mais de 100 projetos foram inscritos na Premiação.

Dentro do Projeto Sons e Canções, integrando valores e transformando vidas, em consonância com a proposta de valorização dos saberes, da arte e da individualidade, surge o “Coral Municipal Sons e Canções”, composto por alunos da rede municipal de ensino, que contribui com a formação socioeducacional do alunado envolvido. O coral conta com a regente Adalígia Alves Brandão Silva e com o músico Antônio Carlos da Silva (Tonico), e se apresenta na abertura de eventos municipais e, também, a convite da sociedade civil e/ou autoridades locais e da região.

“É como muita alegria que recebo essa notícia do prêmio Cidades Inteligentes para o nosso Coral Sons e Canções, integrando valores e transformando vidas. O Projeto “Sons e Canções”, integrando valores e transformando vidas é uma prática mediadora da realidade local que tem na educação, aporte para enfrentar o grande desafio do 3º milênio, qual seja contribuir mais eficazmente na construção da cidadania, promovendo fundamentalmente educação do homem social. Parabenizo a cada um que compõe esse projeto e a Secretaria de Educação que vem desenvolvendo trabalhos maravilhosos e que contribuem muito para o desenvolvimento educacional de nossos alunos e de todas as famílias. Concorremos com mais de 100 projetos e conseguimos vencer; isso mostra o empenho de todos os envolvidos e fico muito satisfeito, pois estamos colhendo frutos e ainda iremos colher muito mais”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.