No mês de agosto de 2017, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a primeira reunião do Fórum Permanente Municipal de Educação – FPME, com o objetivo de apresentar e discutir a agenda de trabalho da Equipe Técnica de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação/PME – 2015/2025.
Esteve presente a Secretária Municipal de Educação de Capinópolis e Coordenadora do Conselho Intermunicipal de Educação da Associação dos Municípios da Microrregional do Vale do Paranaíba – AMVAP, Iracilda Pereira Duarte, que ressaltou a importância das ações de monitoramento e aperfeiçoamento do PME para a qualidade da educação municipal. A explanação ficou por conta do Assessor Jurídico da AMVAP, Sr. Alexandro de Souza Paiva. O palestrante evidenciou todas as instâncias que compõem o monitoramento e a avaliação do plano.
Ainda, procedeu-se à leitura e à aprovação do Regimento Interno do FPME, após apresentação do Coral Sons e Canções, sob a regência da professora Adalígia Brandão. “Educação se faz com planejamento e compromisso. Por isso, entendo que esta primeira reunião do FPME valida a implementação de um modelo democrático e participativo de gestão na Secretaria Municipal de Educação de Tupaciguara”, afirma a secretária Priscilla.
“A participação da sociedade no repensar das políticas públicas é de suma importância. É preciso favorecer o diálogo e primar pela transparência. Avaliar e monitorar o Plano Municipal de Educação (PME) é responsabilidade de todos que valorizam a Educação. Sendo assim, aproveito o momento para parabenizar a todos os servidores da educação, que vêm desempenhando um nobre papel para o melhoramento de toda a grade curricular e a educação de todos os alunos municipais”, ressalta o prefeito Tenente Carlos.
Estiveram reunidos o prefeito Tenente Carlos, o vice-prefeito dr. Lauro Júnior, o presidente da câmara municipal Cláudio Almeida, secretários municipais, educadores, equipe técnica da SME, sociedade civil e munícipes, todos imbuídos do propósito de conhecer e discutir as políticas públicas em educação que nortearão as nossas ações durante uma década.