Edilamar participa no BB da apresentação do Plano Safra 2015-2016

Na manhã desta quinta-feira (02), a prefeita Edilamar Novais Borges e o Secretário de Governo – Marcelo Novais participaram de um café da manhã, no Banco do Brasil. O convite partiu do Gerente da Agência, Sandro de Souza, que na presença de produtores rurais do município apresentou o Plano Safra, lançado pelo Governo Federal no último dia 22

O Plano Safra  que é o Plano Agrícola e Pecuário, é um dos itens da agenda de crescimento do governo federal. Fazem parte deste conjunto de ações de estímulo ao investimento e à produção, o lançamento do conjunto de concessões em infraestrutura em transportes, o Plano Nacional de Exportações, o Plano de Defesa Agropecuárias, o Plano Safra da Agricultura Familiar e a terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida. O governo vai disponibilizar através do Banco do Brasil R$ 110,5 bilhões para financiamento da produção, entre custeio e investimento, taxas de juros de 0,5% a 4,5% ao ano.ao ano para o agricultor familiar, com Juros menores para o Semiárido, que vão variar de  2% a 4,5% e manutenção das taxas do microcrédito rural e dos créditos de estruturação produtiva na reforma agrária.

Durante o encontro, Sandro detalhou que a parte do custeio e comercialização ficará com 74% dos recursos. Os produtores e as cooperativas terão direito a R$90, 5 bilhões de crédito., enquanto R$ 20 bilhões irão para o agronegócio. Sandro ressaltou que houve um aumento de recursos, com relação ao ano passado, em 11,1%.

A prefeita Edilamar falou sobre o encontro no Banco do Brasil. “Acertada a decisão do governo federal de aumentar o crédito para a agricultura e pecuária. O agronegócio tem carregado o Brasil e tem sido a linha da economia que não teve perda de receita no pais. Aliás, foi o único setor que cresceu no país, no ano passado. Então o governo tem mesmo que investir onde tem retorno financeiro, para que outras áreas possam se beneficiar desta economia que tem ajudado o país. Mais uma vez nossos produtores rurais estão de parabéns”, disse Edilamar.