Conferência da Saúde discutiu quanto a saúde pública de qualidade

Dois dias de muita discussão e formatação de ideias para melhorar o atendimento ao cidadão na saúde pública. Esse foi o objetivo da 4ª Conferência Municipal de Saúde de Tupaciguara, cujo tema foi “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do Povo Brasileiro”, realizada nos dias 29 e 30.

O segundo dia do evento trouxe uma discussão quanto ao tema proposto pela Conferência, tendo como palestrante, o médico Sanitarista e professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFU – Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Nilton Pereira Junior, que explanou sobre o que fazer para que o quadro possa ser alterado, sempre na busca do melhor atendimento ao cidadão.

Ainda na parte da manhã do segundo dia de evento, o público presente assistiu a uma apresentação do Grupo “Projeto Crianças do Futuro”.

Na parte da tarde foram formados os grupos para discussão dos Eixos Temáticos, que teve um bom tempo para debates e votação, além da escolha e eleição dos Delegados para a Conferência Estadual.

Vale lembrar que as propostas a nível estadual e federal elaboradas durante o evento baseadas em cada um dos sete eixos temáticos serão encaminhadas à Comissão Organizadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer na cidade de Belo Horizonte entre os dias de 1 a 4 de setembro.

No primeiro dia do evento, aconteceu a solenidade de abertura onde estiveram presentes a prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges, a secretária municipal de Saúde Priscila Telles, o Superintendente Regional de Saúde, Almir Fontes, vice-prefeito Jales Junior, vereadores, secretários municipais e assessores, dentre representantes de entidades e da comunidade de Tupaciguara.