Prefeitura de Tupaciguara distribui Hipoclorito para tratar água de beber em fazendas do Município

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e do Centro de Controle de Zoonoses, iniciou a distribuição de Hipoclorito de Sódio para as fazendas do Município, para que seja feita o tratamento de água de beber.

A iniciativa é do Ministério da Saúde para localidades que não têm o tratamento convencional da água feito pelas companhias de abastecimento. Nesse caso, deve ser realizado o tratamento domiciliar da água a ser consumida, e assim a Prefeitura recebeu algumas doses de hipoclorito para a distribuição nessas localidades.

Para o tratamento dessas águas, é necessário colocar duas gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água. Aguardar 30 minutos antes de beber a água. Mas na ausência do produto, existem outras formas de tratamento domiciliar, segundo o Ministério da Saúde: filtrar a água utilizando filtro doméstico, ou coar com coador de papel ou pano limpo; na impossibilidade de filtrar ou coar a água: colocar a água em um vasilhame limpo e deixar decantar (descer o material em suspensão) até que fique limpa. Após a água decantar ou “assentar”, coletar a água da parte de cima do vasilhame e colocar em outra vasilha limpa onde será realizado o tratamento da água; outra forma de tratamento da água é a fervura: para isso ferver a água durante cinco minutos. Marque os cinco minutos após o início da fervura/ebulição.

A solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, distribuída pelo Ministério da Saúde em frascos de 50 ml, deve ser utilizada somente para tratamento da água para beber e desinfetar os alimentos que são consumidos crus como verduras e frutas. Para a desinfecção destes, é necessário que lave estes alimentos antes de usar o Hipoclorito de Sódio a 2,5%.

“Recebemos esses fracos de hipoclorito de sódio do Ministério da Saúde e determinei a distribuição imediata para as propriedades rurais do Município, são apenas algumas doses, mas que serão distribuídas para que o tratamento de água dessas localidades seja realizado e possam evitar doenças de transmissão hídrica nas fazendas do Município. Na cidade não precisamos fazer essa distribuição, pois temos um tratamento de água de excelente qualidade realizado pelo Departamento de Água e Esgoto”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.