Tupaciguara entra para o Mapa do Turismo Brasileiro

A Secretaria de Estado de Turismo, por meio da Diretoria de Regionalização e Descentralização das Políticas do Turismo, encaminhou à Prefeitura de Tupaciguara o Parecer Técnico nº 222/2017, o qual comunica o parecer final referente à atualização do Mapa Brasileiro – 2017, onde o Município de Tupaciguara atendeu os critérios estabelecidos e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

Segundo o Ministério do Turismo, essa atualização a cada dois anos é uma das ações previstas dentro do Brasil + Turismo, pacote de medidas do Governo  Federal para desenvolver o setor no País. O processo respeitará o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal.

“O Mapa do Turismo é uma ferramenta extremamente importante para nortear o trabalho desenvolvido pelo ministério, e por isso é primordial que os gestores participem ativamente de sua atualização, de maneira a assegurar que todos os nossos destinos turísticos sejam identificados e possam, dessa maneira, ser beneficiados”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

De acordo com o regimento ainda do Ministério do Turismo, o Município, para ser incluído no Mapa, precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o setor na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por Prefeito Municipal ou dirigente responsável pelo órgão, e deve aderir ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística. Todos esses passos foram cumpridos pela Secretaria Municipal de Turismo e Pesca.

Tupaciguara foi incluída pelo parecer técnico nº 159/2017, e a documentação foi enviada juntamente com algumas cidades da região, sendo que 13 cidades atenderam os critérios e farão parte da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana: Tupaciguara, Uberlândia, Araguari, Araporã, entre outras.

“O turismo em Tupaciguara está sendo reativado, tanto o Urbano, quanto o Rural, com eventos, em breve, com trilhas, registro de locais de lazer, com registros fotográficos e com a divulgação destes para que a população possa usufruir destes locais e para que atraia mais pessoas para visitar Tupaciguara e assim movimentar economicamente o Município, para melhorar a vida de quem depende desse recurso”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.