A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizará, no dia 06 de julho, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.
O evento ocorrerá no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, localizada à Avenida Heródoto Ferreira Pontes, 137 no Bairro Tiradentes. A solenidade de abertura se dará às 08 horas, com a presença das autoridades locais e regionais e com a palestrante Ana Lúcia Martins Kamimura com o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.
“A conferência é um momento importantíssimo para a avaliação da implantação da Política de Assistência Social e tem, como objetivo, conferir, verificar o que foi realizado, visando ao aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, na perspectiva da participação e do controle social. O usuário é o centro do debate para o efetivo processo de garantia de seus direitos”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.
Será o dia inteiro de atividades com apresentações culturais, discussões em grupos, escolhas de delegados para votação do plano e relato da descentralização político-administrativa na visão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a oferta dos serviços socioassistenciais no Município, como atrações do dia.
“A conferência terá como tema a Garantia de Direitos e o Fortalecimento do SUAS, dando seguimento às proposições enunciadas no II Plano Decenal Nacional (2016 a 2026), a partir de uma análise do estágio de consolidação do SUAS, das demandas da população brasileira e das perspectivas para a próxima década. O Plano lançou importantes diretrizes para nortear as prioridades e rumos da política, as quais devem orientar os processos de planejamento de todas as ações socioassistenciais de Tupaciguara – Pacto de Aprimoramento do SUAS, Planos de Assistência Social e Planos Plurianuais (PPA)”, relata a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Helena Azevedo Santos.