Durante os dias 29 e 30 de junho, a prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde no auditório da Escola Estadual do Ensino Médio. A proposta dessa Conferência foi a valorização da relação entre profissionais e pacientes, sabendo que conhecimentos técnicos deverão ser guiados pelo sentimento de compromisso e de compaixão.
“Nestes dias, tivemos a oportunidade de realizar a 5ª Conferência Municipal de Saúde em nossa cidade. Fiquei muito satisfeita com a integração e participação dos profissionais de saúde e da população em geral. Um recorde de público nos dois dias do evento foi emocionante. Com a proposta humanizar: quem sabe pode muito, quem ama pode mais, pudemos enfatizar a importância do olhar, do afeto e do amor que, nós profissionais da saúde, devemos ter ao nos relacionarmos com nosso publico. As palestras com dr. Lauro Jr, Rodolfo Godoy e Zilão enfatizaram ainda mais esse amor ao outro e muitos de nós se emocionaram, foi incrível. E esse evento trás a nós funcionários da saúde uma vontade ainda maior de fazer a diferença nas vidas que passam por nós, a missão que nos foi dada será desempenhada com dedicação e amor”, emocionada com o sucesso, comenta a Secretária de Saúde Mariana Leão.
A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reconhece que a Humanização da assistência é conceito e atitude. E assim a mensagem, transmitida durante a Conferência, enfatiza a necessidade permanente de qualificar, sensibilizar, e comprometer os profissionais com a assistência à saúde realizada com rigor técnico, mas de forma humanizada.
No dia 29 de junho, quinta-feira, aconteceu a abertura do evento, com a presença do prefeito Tenente Carlos, do vice-prefeito dr. Lauro Júnior, da secretária de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde Mariana Leão, a Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, Rosângela Borges Paniago Machado, representada pela Noilma Passos, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Cláudio Almeida Silva, os membros do Conselho Municipal de Saúde, os palestrantes Eslon Bueno das Chagas e Rodolfo Godoy, os agentes comunitários de saúde, os servidores de todos os departamentos da secretaria de Saúde, os secretários municipais, imprensa e comunidade local. Além dos vereadores Prof. Ivo Fonseca, Késia Noemi, Agostinho e Túllio Pinhal.
Já no dia 30 de junho, sexta-feira, o dia inteiro foi marcado com a apresentação do Plano Municipal de Saúde 2018-2021, com relatório, relatos, discussão em grupos, apresentação de melhorias que serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde. O Plano Municipal de Saúde 2018/2021, mais do que uma exigência legal, é um instrumento fundamental para a consolidação do SUS. Através dele, busca explicitar o caminho a ser seguido pela Secretaria Municipal de Saúde de Tupaciguara para atingir a sua missão que se baseia no planejamento, execução e gerência dos serviços de saúde de forma consonante com os princípios do SUS, buscando excelência técnica/operatória associada à humanização na oferta de ações integradas de saúde que possam impactar positivamente na qualidade de vida dos cidadãos.
“A humanização da saúde pressupõe considerar a essência do ser, o respeito à individualidade e à necessidade da construção de um espaço concreto nas instituições de saúde que legitime o ser humano. O cuidar humanizado implica a compreensão do significado da vida, a capacidade de perceber e compreender a si mesmo e ao outro. Ações de humanização englobam muitas e diversificadas ações profissionais que possibilitam o tratamento de pessoas. Essas práticas passam pelo sentimento, pelo amor. Amar é prestar atenção em nossa maneira de tratar os outros. E com esse sentimento que realizamos a 5ª Conferência Municipal de Saúde, onde parabenizo a todos os envolvidos e desejo que todas as ações ali debatidas sejam levadas ao conselho municipal de saúde e se consolidem para que a melhoria em nossa saúde seja significativa e de grande valia para todos os tupaciguarenses que necessitam dessa demanda em nossa cidade”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.
A 5ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada com o tema: “Humanizar quem sabe pode muito, quem ama pode mais”, nos dias 29 e 30 de junho de 2017, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, localizado à Avenida Heródoto Ferreira Pontes, 137 no Bairro Tiradentes.