Plano Municipal Decenal de Educação é aprovado em Tupaciguara

Prefeita Edilamar sancionou, nesta segunda-feira, Lei que aprova o Plano Municipal de Educação – PME em consonância com a Constituição  Federal

Nesta segunda (22), a Prefeita Edilamar assinou a Lei 2.860/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação – PME de Tupaciguara em consonância com o disposto no artigo 214 da Constituição Federal .

Desde agosto de 2014, uma equipe coordenada pela Secretária de Educação, Míriam Lúcia Nascimento Sales, está trabalhando na construção do plano.

A primeira fase, foi a do diagnóstico da educação, que segundo a Prof. Quênia Cardoso, coordenadora da equipe executora do plano,  foi bem difícil, dada a complexidade dos temas e dificuldade na coleta de informações.  A fase final contemplou a audiência, onde toda a sociedade discutiu e apontou os novos rumos para a educação no município.

De forma democrática, através de encontros, debates e Audiência Pública, profissionais da educação e poderes públicos estiveram reunidos para discutir as metas e estratégias propostas para o Plano.

As discussões para elaboração do plano iniciadas em agosto do ano passado e encerradas na última sexta-feira (19), teve a aprovação da Câmara Municipal.

Vale ressaltar que o município de Tupaciguara foi um dos primeiros do Estado de Minas a concluir o plano e que a Lei que o autoriza já poderia ter sido sancionada antes, uma vez que, foi encaminhada para a Câmara no inicio do mês de junho. O prazo para conclusão dos planos municipais em todo o Brasil é 24 de junho de 2015, sendo esta uma exigência do Governo Federal. “Tudo foi no tempo certo, disse Miriam, acredito que toda discussão é bem vinda e sempre acrescenta algo bom. Os professores quiseram mais tempo para avaliar o plano junto com a Câmara Municipal e isso foi muito positivo, pois puderam entender melhor a sua importância para os próximos dez anos”,  finalizou a Secretária de Educação.

A prefeita Edilamar, ao assinar a Lei, comentou: “Mais um grande passo foi dado na educação do município. Um plano bem construído, muito discutido e analisado por tantos educadores competentes e que agora tem a aprovação da Câmara. Me sinto privilegiada por assinar este documento tão importante, que vai, em dez anos, nortear os caminhos da educação em nosso município. Parabéns a todos. Mais uma vitória da Educação em Tupaciguara”, comentou a prefeita Edilamar Novais Borges.