A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança o projeto “Adote uma Praça! Atitude Consciente para Proteger a Vida e Preservar o Meio Ambiente”, em virtude das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegyptti e da necessidade de esclarecimento à população escolar, bem como da preservação do meio ambiente com o cuidado com as praças e com as unidades escolares.
“O objetivo do projeto é trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e sobre as doenças que vêm causando muitas mortes, contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito, prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença, e ainda despertar na comunidade o amor e zelo pela natureza através da Campanha da Fraternidade 2017, que traz esse ano o tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” e com o lema “Cultivar e Guardar a Criação” (GN 2,15)”, enfatiza a secretária de educação, Priscilla Andrade.
Para a realização desse projeto, a Secretaria Municipal de Educação contou e ainda conta com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses, que, em visita às unidades educacionais, está levando o conhecimento sobre o mosquito e as doenças e qual a melhor forma de cuidar e acabar com o vetor. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos que apoia na realização do plantio das árvores e plantas nas praças e escolas; ainda da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, que, mediante o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, percorreu as unidades de ensino explicando sobre o tema e fazendo plantio de árvores como forma de conscientização.
Neste sentido, cada escola cuidará de uma praça com atividades educacionais e de conscientização dos alunos, no sentido de plantio de mudas de árvores e o cuidado com o crescimento das mesmas. A Escola Municipal Maria Conceição Borges ficará com a Praça Camilo Fabiano Dias, a Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho com a Praça do Progresso, a Escola Municipal Francisco Lourenço Borges com a Praça João Pinheiro; já a Escola Municipal São Tarcísio ficou com a responsabilidade de cuidar do próprio jardim. As escolas municipais Alvarenga Peixoto, Brilhante e Paz e Amor cuidarão do ambiente em torno da própria escola.