Tudo pronto para a realização de um grande evento voltado para a prevenção e atenção ás mulheres, onde a Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado, 23 de maio, mais um Mutirão de Papanicolau, sendo o 6° mutirão, num sábado das 8 h ás 16 horas em todas as Unidades de Saúde – PSFs.
De acordo com a coordenadora dos PSFs e do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Poliana Machado, o alvo da campanha são Mulheres em idade fértil de 25 a 59 anos, porém, todas as mulheres estão convidadas e devem levar os documentos pessoais (CPF/RG OU Cartão do SUS).
“Convidamos as mulheres em geral para mais essa ação preventiva que garante a todas, qualidade de vida”, acrescenta a secretária municipal de Saúde, Priscila Teles.
O câncer do colo de útero é o segundo tipo mais frequente entre as brasileiras. “O principal responsável é o HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relações sexuais. A detecção é feita pelo papanicolau, exame realizado pelo ginecologista, devendo ser feito todo ano pelas mulheres.
Segundo Poliana Machado, o Exame Papanicolau, é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.