Carreta da Mamografia realiza quase 500 exames gratuitos

 

Em duas semanas aqui em Tupaciguara, a carreta da Mamografia realizou quase 500 atendimentos de mulheres entre 50 e 69 anos e alguns casos fora da faixa etária, em decorrência de uma demanda da Secretária Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Tupaciguara, em parceria com o Hospital de Câncer de Patrocínio Dr. José Figueiredo, trouxe a carreta para exames gratuitos nas mulheres entre 50 e 69 anos para cobrir uma demanda muito alta em nosso Município. A procura pela realização dos exames foi tão extensa, que a Prefeitura, juntamente com o Hospital de Câncer de Patrocínio, solicitou que a carreta realizasse mais exames entre os dias 10 e 20 de abril para aquelas mulheres já agendadas para esse período.

Os exames iniciaram-se no dia 13 de fevereiro e, segundo a secretaria de saúde, eram agendadas 50 mulheres por dia para que fosse tranquila a realização dos mesmos. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o de maior incidência em mortalidade entre as mulheres, e a mamografia é essencial para a detecção precoce da grave doença. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o câncer de mama é um tumor maligno, que se desenvolve na mama por causa de alterações genéticas em células, que passam a se dividir descontroladamente. O melhor exame para detectar o tumor em sua fase inicial é a mamografia. E quando o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura chega a 95%.

A carreta é credenciada pelo Estado de Minas Gerais, e, em parceria com o Hospital de Câncer de Patrocínio, foi liberada para o atendimento em 54 cidades, incluindo Tupaciguara. “Todos os esforços estão sendo feitos para que possamos oferecer uma melhor saúde para todos os tupaciguarenses. Essa carreta está sendo de extrema importância, pois ela está eliminando uma demanda que nós tínhamos em nosso Município, e com isso cuidando da saúde da mulher; outras ações serão feitas ainda, com o tempo a população conhecerá todos os programas e melhorias da rede de saúde”, comenta o secretário de saúde, dr. Marcos Borges.

Na abertura dos trabalhos estiveram presentes, o presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Dr. José Figueiredo – o senhor Thiago Miranda de Oliveira, a coordenadora na Unidade Móvel de Mama, a senhora Ana Paula, o secretário de governo, Carlos Júnior representando o prefeito Tenente Carlos, o vice-prefeito, dr. Lauro Júnior, o secretário de saúde, dr. Marcos Borges, os vereadores municipais, secretários municipais, agentes comunitários de saúdes, enfermeiros, técnicos, médicos, profissionais da saúde, e a população.