A Secretaria Municipal de Educação utilizou o mês de janeiro organizando as escolas municipais, com reformas na parte de infraestrutura, estruturando a parte administrativa e recebendo matrículas desde o dia 23 de janeiro. No próximo dia seis (06) de fevereiro, as escolas e CEMEIs iniciarão suas atividades normais, sendo que a Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho e os CEMEIs serão de tempo integral, a partir da próxima segunda-feira.
A prefeitura de Tupaciguara, nesta nova gestão, ciente da importância da educação para a formação dos cidadãos, irá fomentar diversas práticas pedagógicas, no intuito de valorizar o potencial de nossos alunos e garantir um ensino diversificado e de qualidade. Com isso, a educação integral, além de práticas lúdicas e voltadas para a valorização dos diversos saberes, inteligências múltiplas e das oficinas de artesanato, terá como foco a intervenção pedagógica, num trabalho em parceria com o turno regular.
“Teremos a oferta do ensino de música ministrado por professores formados. Esse conteúdo será gradualmente estendido a todas as escolas da rede municipal até o final de 2020. Contudo, para o ano de 2017, iniciaremos com as escolas municipais Francisco Ferreira Borges Sobrinho, com início no dia 06 próximo, e a E.M. Maria da Conceição Borges em março. Os três (03) CEMEIs já estão em funcionamento. Também contaremos com o ensino de capoeira e outras práticas”, afirma a Secretária de Educação, Priscilla Cabral.
Até o final da gestão, todas as escolas da rede municipal terão todas essas práticas implementadas, incluindo a volta da Cultura Empreendedora, em parceria com o SEBRAE. Tudo isso no intuito de que nossos alunos possam colocar em prática a criatividade, a atenção e a concentração, ou seja, para que possam aprender de forma lúdica e contextualizada.
Assim, a Secretaria Municipal de Educação de Tupaciguara visa garantir que os alunos matriculados na educação integral vivenciem aprendizagens significativas e não apenas passem mais tempo na escola. A Educação Integral não quer dizer o aluno ficar o dia inteiro no educandário e, sim, usar suas horas em atividades significativas e prazerosas. Desse modo, a administração municipal acredita estar contribuindo para a transformação da realidade social.