Idosos procuram postos de vacinação em Tupaciguara

A prefeita de Tupaciguara Edilamar Novais Borges, parabenizou o trabalho desenvolvido pelas equipes dos PSFs na vacinação e convoca todos os grupos aptos a receberem a dose da vacina

Dados do último levantamento apresentado pelo DATASUS mostra que quase 40% do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe em Tupaciguara haviam recebido a vacina até a última segunda-feira, 11.

O número é baixo diante a meta do Ministério da Saúde que é de 80%, segundo a secretária municipal de Saúde, Priscila Teles.

De um total de 5.660 pessoas a serem vacinadas, 2.116 receberam a vacina, um índice de 37,39%, sendo que apenas o grupo de puérperas já atingiu a meta, chegando a 83,87%. Até o momento foram vacinados 31,21% das crianças, 28,77% dos trabalhadores em saúde, 37,77% das gestantes, e 39,77% dos idosos.

“A campanha vai até o dia 22 de maio, e esperamos que todos possam de forma antecipada procurar o Posto de Vacinação mais próximo de sua casa para receber a vacina contra a gripe”, comentou Priscila.

Além da vacina, o Ministério da Saúde chama a atenção da população para outras medidas preventivas, principalmente para os grupos que não receberão a vacina. “A gente recomenda que se cubra a boca e o nariz com o braço na dobra do cotovelo justamente para que se evite um jato de gotículas e que não se contamine as mãos. Se a pessoa estiver preparada com uma caixa de lenço de papel, ela pode usar o lenço de papel de forma que após o uso ele é jogado fora, mas é muito importante que em seguida leve bem as mãos”, alertou o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch.