A Prefeitura Municipal de Tupaciguara, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, traz para Tupaciguara, a partir do dia 13/02, na praça João de Barros de Ferreira, o caminhão da mamografia, que aqui ficará por duas semanas, realizando exames de mamografia nas mulheres acima de 50 anos e até 69 anos.
O câncer de mama é o de maior incidência em mortalidade entre as mulheres, e a mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Por ser um exame de tanta importância, a Prefeitura de Tupaciguara buscou a parceria com o Hospital de Câncer de Patrocínio, para que o caminhão viesse para a cidade e realizasse os exames nas tupaciguarenses. A carreta é credenciada pelo Estado de Minas Gerais, e, em parceria com o Hospital de Câncer de Patrocínio, foi liberada para o atendimento em 54 cidades, incluindo Tupaciguara.
“Estamos buscando várias parcerias para melhorar a saúde de todos os tupaciguarenses. Neste momento, trazemos, em parceria com o Hospital de Câncer de Patrocínio, o caminhão para a realização de exames de mamografia gratuitos em Tupaciguara, para as mulheres de 50 a 69 anos. Se você está nessa faixa etária, procure a unidade básica de saúde e já deixe seu exame agendado. Prevenir é um ato de amor, por você e sua família”, comenta o Secretário de Saúde, dr. Marcos Borges.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o câncer de mama é um tumor maligno, que se desenvolve na mama por causa de alterações genéticas em células, que passam a se dividir descontroladamente. O melhor exame para detectar o tumor em sua fase inicial é a mamografia. E quando o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura chega a 95%.
O início será no dia 13/02, das 7 às 12 horas e de 13 às 17 horas, na praça João de Barros Ferreira, sendo 50 mulheres por dia. Se você tem de 50 a 69 anos, procure uma Unidade Básica de Saúde e agende seu exame. A mamografia pode salvar sua vida. Fale com todas as mulheres que você conhece de 50 e 69 anos para que façam o exame.