Tupaciguara tem novo Conselho de Desenvolvimento Ambiental

Aconteceu no último dia 29, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, a reunião de posse dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA, tendo na oportunidade a presença da prefeita municipal, Edilamar Novais Borges, que empossou os novos membros.

“Tupaciguara tem um amplo projeto de desenvolvimento sustentável, e o CODEMA tem grande importância para o município quando buscamos desenvolver com qualidade e de forma sustentável”, mencionou a prefeita ao dar posse aos membros do Conselho.

Na reunião de posse, foi eleita a diretoria do CODEMA e ficou estabelecido que as reuniões serão na segunda semana do mês, às segundas-feiras, sendo já agendada uma reunião para este dia 11/05, às 13h na sala de reuniões do Gabinete da prefeita.

O CODEMA é composto por representantes da EMATER; Sindicato Rural; DAE – Departamento de Água e Esgoto; IEF – Instituto Estadual de Florestas; Polícia Militar de Meio Ambiente; IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; ACIT/CDL; Rôtary Clube; Lions Clube; Loja Maçônica; representantes de Associações de Moradores dos Bairros; representantes dos Povoados dos Bálsamos e Brilhante; representantes da Organização Governamental Projeto Cesta Mágica; Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Obras; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Agropecuária, Aquicultura e Desenvolvimento Rural; Procuradoria Geral do Município e representantes do Poder Legislativo.

O CODEMA foi criado pela Lei 2.112/98 e é um órgão técnico-administrativo de caráter colegiado, deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador. Faz-se assim importante para assessorar o município nas questões relativas à proteção, conservação, defesa do equilíbrio ecológico, melhoria do meio ambiente e combate as agressões ambientais. No mais, delibera sobre diretrizes, políticas e normas para proteção e melhoria do meio ambiente.