Secretaria Agricultura e Emater dá início à Chamada Pública do Leite em Tupaciguara

A Prefeitura de Tupaciguara por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Emater, realizaram neste dia 23, na Comunidade Rural do Bálsamo, um evento visando iniciar os trabalhos que começarão a ser desenvolvidos no município, com a atividade da Pecuária Leiteira, dando início a execução do Lote 32 da Chamada Pública do Leite.

O trabalho foi possibilitado graças ao convênio assinado entre a Prefeitura de Tupaciguara, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Emater-MG, que tem como objetivo intensificar as ações com agricultores familiares que praticam a atividade leiteira e possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

O trabalho foi coordenado pela supervisora Agropecuária e de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, Simone Lourenço Borges; pela extensionista Agropecuária, Cíntia Maciel Moreira, e pelo coordenador Regional da Emater-MG de Uberlândia, Ademar Franco Guimarães.

A Chamada Pública do Leite inicia-se com reuniões de mobilização das lideranças locais. Na sequência, serão realizadas visitas às famílias para apresentação do programa, levantamento do perfil das propriedades e de acompanhamento da atividade leiteira. Também estão previstas atividades coletivas, como reuniões para diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação do andamento do programa, além das capacitações dos beneficiários de acordo com as necessidades locais.

Para o secretário municipal de Agricultura, Jales Machado Junior, e a prefeita municipal, Edilamar Novais Borges, projetos como esse são de suma importância para o desenvolvimento econômico do município. “Temos um convênio com a Emater, onde a Prefeitura investe recursos próprios para que o homem do campo, independentemente do tamanho da sua propriedade possa receber benefícios e crescer economicamente”, disse a prefeita.