Mais de 280 mulheres fizeram exame de mamografia em Tupaciguara

A Prefeitura de Tupaciguara, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, realizou na última semana mais de 250 mamografias.

Entre os dias 13 a 17,  a Unidade móvel de mamografia esteve na Praça João de Barros Ferreira, onde cerca de 280 mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, puderam realizar exames gratuitos que previnem o câncer de mama.

Esta é a segunda vez em menos de um ano, que Tupaciguara recebe, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), um caminhão equipado com o mamógrafo móvel para atender as mulheres tupaciguarenses.

A gestão da Prefeitura de Tupaciguara, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi essencial para dar continuidade ao trabalho começado ano passado. Em 2014, trezentas mulheres fizeram o exame e segundo relatório, dois casos de câncer de mama foram diagnosticados e mais três alertaram para o início da doença.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Priscila Telles a importância do exame é muito grande, pois ainda é a melhor maneira de prevenir ou de evitar que a doença se agrave. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo e pode ser evitado com a realização regular do exame. Por isso, fazemos todo o possível para trazer esta unidade para Tupaciguara”, disse Priscila.

A Senhora Márcia, moradora do Bairro Morada Nova, disse que ficou mais fácil agora com a vinda do mamógrafo móvel. “Antes para fazermos o exame, tínhamos que aguardar vários meses e ir para Araguari. Agora, não. Facilitou demais a vida da gente, foi muito boa esta conquista da prefeitura”, declarou dona Márcia de 59 anos.

A prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges esteve no encerramento das atividades e ouviu muitos elogios pelas melhorias que vem acontecendo na saúde.