Prefeitura de Tupaciguara assina ordem de serviço para conclusão da modernização e reforma de quadras do Bálsamo e do Brilhante

A Prefeitura de Tupaciguara, após a conclusão do processo licitatório e liberação da Caixa Econômica Federal, assinou a ordem de serviço para início da modernização e reforma de quadras poliesportivas nos povoados do Bálsamo e Brilhante, conforme contrato de repasse nº 0306.008-51/2009, celebrado entre a União, por intermédio do Ministério do Esporte, e o Município de Tupaciguara.

Essa obra contempla a modernização e reforma das duas quadras existentes nas comunidades do Bálsamo e do Brilhante. Proporcionarão as obras entretenimento e lazer de qualidade, além de criar um ambiente favorável, e atender as necessidades das comunidades.

As escolas das comunidades utilizarão essas melhorias, pois os alunos terão um novo espaço, mais amplo e digno para realizar práticas de novas modalidades esportivas nas aulas de educação física e dentre outros eventos de cunho educacional e até cultural. Os professores serão beneficiados, pois este espaço proporcionará novas oportunidades de desenvolver atividades. A comunidade também será beneficiada, pois é carente de um espaço físico para a prática de esportes e outras realizações da comunidade.

“Mais duas obras que estavam sem ser finalizadas, e, se Deus quiser, iremos realizar a finalização dessas quadras nos Povoados do Bálsamo e Brilhante. Entendemos que esta obra será sem dúvida um espaço de relacionamento pessoal muito importante para nossas crianças, jovens, professores e comunidade, pois, com um local bonito e agradável, é sempre motivo para visitarmos e convidarmos os amigos e conhecidos para a visita e, além disto, boas quadras incentivam a prática de esportes, o que beneficia a saúde da população”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.

QUADRA DO POVOADO DO BÁLSAMO

Os serviços remanescentes, a serem reprogramados, referem-se a alguns itens que, nesta 2ª reprogramação, serão reconsiderados após serem suprimidos pela 1ª reprogramação, alguns serviços que foram glosados pela última medição da 1ª e itens não executados na sua totalidade.

VEDAÇÃO: Serão demolidos 60cm da mureta construída atrás das traves do gol, separando a quadra do palco. Será construída a complementação da parede atrás do palco, parte em alvenaria, parte em cobogós cerâmicos, com vigas e pilares armados para fixação na parede e estrutura metálica existente. Serão construídas paredes de fechamento das caixas d’água a serem instaladas sobre os banheiros.

REVESTIMENTO: Será concluído o serviço de instalação de cerâmica esmaltada. A parte da parede em alvenaria de tijolos a ser construída atrás do palco, o acabamento da mureta que terá parte demolida e as paredes de fechamento das caixas d’água serão rebocadas com argamassa e pintadas com tinta acrílica.

ESQUADRIAS: Serão instaladas 4 portas de madeira compensada lisas nas entradas dos 2 banheiros construídos.

PISOS: Será concluído o assentamento de piso cerâmico no palco e banheiros. Será concluída a calçada de proteção da quadra em piso em concreto.

PINTURA: Será refeita a pintura de demarcação da quadra, em tinta acrílica. Serão pintadas com tinta acrílica as paredes novas atrás do palco, das caixas d’água e acabamento da mureta a ser demolida.

ACABAMENTOS (DIVERSOS): Serão concluídos os serviços de instalação de bancadas em granito cinza andorinha e divisórias em marmorite nos banheiros. Serão instaladas papeleiras de louça branca e saboneteiras inox fixadas nas paredes, nos banheiros. Será instalado um conjunto para quadra de vôlei com postes em tubo de aço galvanizado,  pintados em tinta esmalte sintético, rede de nylon com malha e antenas oficiais em fibra de vidro.

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS: Serão instaladas 2 caixas d’água com capacidade de 500 litros, uma sobre cada banheiro, com todas as tubulações e conexões previstas em projeto, registros e ainda 2 lavatórios dos 6 previstos no projeto e que não foram instalados.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: As instalações elétricas não foram executadas em nenhum  dos seus itens projetados, devendo ser realizadas de acordo com o Projeto de eletricidade, e seguindo as normas.

QUADRA DO POVOADO DE BRILHANTE

ARQUITETURA: Será mantida a supressão do palco, de acordo com a 1ª reprogramação. Como consequência disso, serão alterados vários serviços quanto ao quantitativo, já que poderemos diminuir área de cobertura metálica, o número de pilares metálicos. Todos os serviços referentes à construção do palco serão totalmente suprimidos.

ARQUIBANCADA: Será construída apenas 1 arquibancada com 1 degrau. Com o comprimento de 26 metros, ela terá infraestrutura de baldrames e estacas brocas para apoio de paredes de tijolos cerâmicos, e essas receberão revestimento de reboco com impermeabilizante e pintura com tinta acrílica. O banco de concreto deverá ter acabamento liso.

QUADRA: A quadra, já existente e bastante danificada, será recuperada, procedendo-se ao reparo das muretas e do piso, tendo seu piso apicoado e posterior concretagem de piso cimentado liso desempenado. As muretas serão recuperadas, procedendo-se à demolição de 75% do reboco existente, onde há trincas e rachaduras, e reparação dessas áreas demolidas, incluindo demolição de reboco velho e execução de reboco novo, com pintura acrílica.

ESTRUTURA METÁLICA: As fundações da estrutura já foram executadas. Serão executados 7 pares de pilares metálicos. A cobertura será em telhas de aço galvanizado.

PISO: O piso da quadra será inteiramente apicoado para receber nova camada de cimentado desempenado, acabamento liso. Em torno da quadra também será executado piso de concreto.

PINTURA: As muretas e a arquibancada receberão pintura acrílica sobre reboco. A estrutura metálica receberá fundo anticorrosivo e tinta esmalte brilhante. As traves dos gols também serão pintadas com tinta esmalte brilhante. E o piso da quadra será demarcada com tinta acrílica. Será instalado um conjunto para quadra de vôlei com postes em tubo de aço galvanizado pintados em tinta esmalte sintético, rede de nylon com malha e antenas oficiais em fibra de vidro.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS: Serão aproveitados 4 postes de aço galvanizado já instalados dos lados da quadra, para instalação de 4 refletores com lâmpadas vapor de mercúrio de 250W. O quadro de distribuição será instalado em uma parede construída para esse fim, no canto da quadra mais próximo ao padrão de energia Cemig existente.