Prefeitura de Tupaciguara aumenta atendimentos domiciliares

Nos primeiros seis meses de 2019, foram realizados quase 40 mil atendimentos domiciliares em toda a rede municipal de saúde. Esses atendimentos são relativos a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Esses profissionais correspondem às setes equipes do Programa Saúde da Família instaladas nas seis unidades básicas de saúde do Município de Tupaciguara.

Foram realizadas 308 consultas médicas domiciliares, 375 atendimentos com a enfermeira, 1.930 com a técnica de enfermagem e 36.681 visitas dos agentes comunitários de saúde, totalizando 39.294 atendimentos em casa, somente em seis meses de 2019.

Na Unidade Pró-Saúde Nova Esperança, equipe I, foram realizadas 3.982 atendimentos; já a equipe II, 4.825. No PSF Dr. José Carlos Rodrigues da Silva – Paineiras, houve 6.083 atendimentos, na Unidade Pró-Saúde Vó Malaquias, 3.760. Já no PSF Dr. Flávio Ulh Soares – São Cristóvão, o número de atendimentos chegou a 7.175, no PSF Palmério Araújo Costa – Tiradentes, a 7.190 e no PSF João da Farmácia, 3.666.

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a atenção domiciliar a indivíduos com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade de Saúde, que demandam cuidado com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde, é de responsabilidade das equipes de Atenção Básica, incluindo o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

De acordo com o Ministério da Saúde, a Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evitam-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

“Esses atendimentos domiciliares são importantes para aqueles que não conseguem se deslocar para a unidade de saúde mais próxima, trazendo uma humanização e uma melhor qualidade de vida. O trabalho do ACS é de suma importância pois com ele podemos mapear e verificar quais demandas mais importantes e necessárias para cada área e para cada cidadão”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.