Com a reforma do Centro Administrativo “Dr. Enodes de Oliveira” em andamento, a instalação da energia solar fotovoltaica foi mais um dos passos de economia da gestão 2017-2020. Agora o Centro administrativo já conta com a energia em pleno funcionamento e, de acordo com a empresa, terá uma economia de cerca de 10 mil reais por mês, e 120 mil por ano, gerando 11.670 Kwh/mês e cerca de 140.039 Kwh/ano.
Segundo estudos, a energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade e isso ocorre através de um efeito chamado fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para esse processo.
Com a produção de energia solar, e diante do cenário de muita produção, não atenderá somente o Centro Administrativo, mas será direcionado a escolas, unidades de saúde, entre outros órgãos públicos e assim se obterá mais ainda economia aos cofres públicos,
Essa fonte energética é considerada renovável e inesgotável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica, a partir da solar, não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que hidrelétricas.
“Tivemos um grande passo e, graças ao esforço de todos os envolvidos, já temos uma energia renovável em nosso Centro Administrativo “Dr. Enodes de Oliveira”, trazendo economia aos cofres públicos, além de termos uma energia que não prejudica o meio ambiente, pois ela capta a radiação solar e a transforma em elétrica. Agradecemos a todos os servidores que estão empenhados em trazer novidades à gestão e economia aos cofres públicos”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.