Segundo dados do Ministério da saúde , a cada ano no Brasil surgem 15 mil novos casos de câncer de colo de útero e cerca de 5 mil mulheres morrem por esta doença.
A vacina é a principal forma de prevenção por isso é importante que toda menina de 9 a 11 anos receba as três doses da vacina HPV.
Dentro desta ótica, a Secretaria municipal de saude realizou, no mês de outubro, a vacinação e começou com as alunas das escolas do municipio.
Profissionais da secretaria de saúde se deslocaram ate as escolas e aplicaram a dose da vacina e puderam verificar alunas que ano receberam ainda nenhuma imunização.
Em 2014, a população-alvo da vacina contra o HPV é composto por meninas de 11 a 13 anos. Para este ano, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, serão vacinadas as meninas que completam 9 anos de idade. Com isso, o Brasil, em apenas dois anos, protegerá as meninas de 9 a 13 anos – faixa etária que melhor se beneficia da proteção da vacina.
Para que a proteção seja completa são necessárias três doses: a primeira, a segunda, seis meses após a primeira e a última, cinco anos, após a primeira.
As meninas de 12 a 13 anos que ainda não receberam a primeira dose devem procurar as unidades de saúde acompanhadas de seus responsáveis para tomar a vacina.
A Secretária municipal de saúde, Priscila Teles, falou da importância da vacinação. “No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. A vacina é gratuita e mobilizamos de forma muito efetiva toda nossa equipe de saúde para ir até as escolas e não só vacinar como também falar da importancia de tomar todas as doses, para que a imunização seja completa. Nas unidades de saude, também falamos com os usuários sobre o HPV. Temos consciência da importância destas ações para a saúde da mulher “, disse Priscila.
Fonte: Secretaria de Governo