A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a Campanha de vacinação contra a Influenza/gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde. Em Tupaciguara, a campanha será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio próximos, tendo como o dia D, de Mobilização Nacional, a data de 4 de maio.
Neste ano, a grande novidade é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Também fazem parte do público elegível para vacinação adultos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A antecipação do início da campanha foi possível após articulação do Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população dos grupos prioritários.
Neste ano, a estratégia será realizada conforme mencionado abaixo:
- No período de 10/4 a 31/05 – Zona Urbana, Posto de Saúde;
- Dia 11 de abril – Zona Rural – Escola Municipal Paz e Amor, das 09 às 16 horas;
- Dia 12 de abril – Zona Rural – Escola Municipal do Brilhante, das 13 às 16 horas;
- Dia 16 de abril – Zona Rural –Escola Municipal Alvarenga Peixoto, das 13 às 16 horas;
- Dia 17 de abril – Zona Rural – Fazenda São Domingos, das 13 às 15 horas;
- Dia 25 de maio – Clube dos Idosos – CAIT, das 19h30 às 21 horas.
A Secretaria Municipal de Saúde convoca todas as pessoas com mais sessenta anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, gestantes, profissionais da saúde, mães no pós-parto, pessoas com doenças crônicas e especiais para que procurem a unidade de saúde mais perto da sua casa e vacine-se, não se esquecendo da caderneta de vacina.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.