Com o tema ‘‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’, a 6ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu em Tupaciguara, com realização do Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O documento orientador mostra que atualmente os desafios para a defesa da saúde se avolumaram para dimensões colossais, tendo dois pilares fundamentais. O primeiro pilar de desafios diz respeito à resistência aos mais violentos ataques aos princípios e diretrizes do SUS, realizados por forças que buscam uma contratação social para esse direito aos moldes anteriores a 1988. O outro pilar de desafios trata da formulação de políticas que possam desenvolver o SUS, na direção da superação de seus gargalos, que não são poucos.
O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, durante todo o dia 04 de abril, sendo realizadas na parte da manhã: a composição da mesa, abertura oficial, apresentação de um vídeo institucional sobre o SUS, fala das autoridades, leitura do regimento interno da conferência, apresentação das ações da Secretaria Municipal de Saúde, e a palestra sobre o tema da conferência com André Santos Silva que tem Mestrado em Biocombustíveis (Área de Concentração Biotecnologia) – Universidade Federal de Uberlândia; é especialista em Direito Público com ênfase em Direito Sanitário – Faculdade UnyLeYa; é especialista em Micropolítica de Gestão e Trabalho em Saúde – Universidade Federal Fluminense e é graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental – Universidade de Uberaba.
Já o período da tarde foi marcado com os estudos dos eixos temáticos por grupos que levantaram propostas que serão encaminhadas, pelos delegados escolhidos, para a Conferência Estadual da Saúde.
Estiveram presentes o prefeito Tenente Carlos Alves; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Cristiane Kelly S. Martins; a Secretária Municipal de Saúde Cátia Aparecida de Oliveira; os vereadores Agostinho Vicente de Paulo e Vilmar Martins; além de todos os servidores da saúde do Município, entre eles, médicos, dentistas, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, administrativos.
“Sabemos, e como mostra o documento orientador, que o desafio atual é conseguir a contribuição de cada usuário, profissional de saúde, gestor e prestador, para que a gestão participativa, vestida da bandeira da Democracia e Saúde, possa ser uma poderosa guardiã da Constituição Federal na defesa do Direito Humano Fundamental à Saúde. Por isso parabenizamos ao Conselho Municipal de Saúde pela realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde e a todos da Secretaria Municipal pela dedicação e apoio para a realização de mais uma conferência com sucesso”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.