A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, apoiou a realização da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, de responsabilidade do Conselho Municipal do Idoso, realizada no dia 26 de março, no Centro de Apoio ao Idoso de Tupaciguara-CAIT. Com esse apoio, o Município expande os canais democráticos que regem a administração pública e dá voz aos idosos e às Organizações da Sociedade Civil que representam essa categoria.
A Conferência foi mais um passo democrático da administração municipal, pois, em 2017, criou-se o Conselho Municipal do Idoso, que existia apenas em lei municipal, mas não no plano efetivo, criou-se e regulamentou-se o Fundo Municipal, que vem recebendo recursos financeiros desde o ano de 2017, através de doação do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, tendo como parceiro a Bioenergética Aroeira.
O Fundo é gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Conselho do Idoso tem como presidente a assistente social Juliana Elias Viana e todos os recursos recebidos são aplicados mediante decisão deliberativa dos conselheiros municipais. A maior riqueza desse acontecimento está na paridade Governo e Sociedade Civil, que juntos criam e estabelecem políticas públicas que favorecem os idosos de Tupaciguara.
A principal característica dessas conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.
“Gostaríamos de parabenizar ao Conselho Municipal do Idoso pela realização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ao reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente das próprias pessoas idosas, para debatermos os principais desafios e decidirmos as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos. Agradecemos a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo apoio”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.