Prefeitura de Tupaciguara participa de Workshop “Gerenciamento e atendimento a ocorrências com múltiplas vítimas”

De organização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –Samu, e o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou do workshop sobre gerenciamento de atendimento a ocorrências com muitas vítimas e também do simulado de um grande acidente envolvendo um ônibus e dois carros, realizado na cidade de Uberlândia, no dia 15 de fevereiro.

De acordo com os organizadores, um dos objetivos do evento era a preparação dos profissionais para grandes ocorrências e a verificação das deficiências de cada setor. Além disso, a intenção foi de capacitar os profissionais de emergência no uso da ferramenta da Simples Triagem e Rápido Atendimento (START) – que é a catalogação, classificação e priorização no atendimento às vítimas.

Na abertura do evento, realizado no campus da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Umuarama, a secretária de saúde do Município de Tupaciguara, Cátia Aparecida, participou da mesa de autoridades, representando todos os secretários municipais da região do Triângulo Norte.

Participaram do evento Rodrigo de Alvim Mendonça – Secretário Executivo Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte, neste ato representando o presidente do consórcio; o Tenente-Coronel Marco Aurélio dos Santos, representando o comandante do 2º  Comando Operacional de Bombeiros Militar; o senhor Paulo Sérgio de Freitas – Diretor de Serviços Clínicos do HC-; e os palestrantes,  Gustavo Moraes Falcão – Capitão do Corpo de Bombeiros, Felipe Borges Ribeiro – Segundo Sargento do Corpo de Bombeiro e Dr. Maxwell F. Barbosa – Médico Regulador. De acordo com informações da organização, participaram do workshop cerca de 250 profissionais de emergência, entre eles: bombeiros, socorristas e médicos do Samu, técnicos em enfermagem e acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

O simulado com vítima ocorreu na rua Rio Grande do Norte, no Bairro Umuarama, envolvendo dois carros de sucata e um ônibus emprestado, além de duas ambulâncias de Suporte Avançado – USA, e três de Unidade de Suporte Básico – USB. Já o Corpo de Bombeiros contou com três viaturas. Na simulação, participaram 12 pessoas fingindo ser vítimas graves que foram levadas ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HC-UFU – e 15 vítimas para um hospital simulado que foi montado dentro da UFU.

“Muito importante o Município participar dessas ações do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Parabenizamos a organização pelo belo workshop realizado na última sexta-feira, 15, em Uberlândia, um trabalho em conjunto que dará frutos para todos os municípios da região que fazem parte do CISTRI/SAMU e precisam desenvolver um trabalho com mais eficiência e mais rapidez”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.