Município de Tupaciguara participa da reunião sobre o Balanço do SAMU 2018

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI/SAMU –  realizou um balanço das atividades do SAMU 2018 na região, no último dia 17 de dezembro, na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB, com a presença de prefeitos, secretários e servidores do SAMU.

Do dia 3 de julho a 16 de dezembro, o Samu recebeu 55754 ligações. Desse total, somente 4% foram trote (2.266). A maioria (42,38%) resultou em orientações não médicas, ou seja, 23630 ligações tiveram o intuito de saber sobre o funcionamento do serviço. Na sequência, 25,27%, aparecem os atendimentos em que foram necessárias saídas de unidades de resgates, totalizando 14088 chamados. Nesses casos, 90,29% foram enviadas a Unidades de Suporte Básico (USB), e 9,71%, a Unidades de Suporte Avançado (USA), consideradas uma UTI Móvel, conduzidas por um condutor-socorrista, um enfermeiro e um médico.

“O Samu já mostra eficácia em tão pouco tempo de funcionamento e tendo Uberlândia parte desse processo seria fundamental, um passo a mais na questão da saúde. Por um lado, o Samu organizou os encaminhamentos dos pacientes para os lugares certos de acordo com a necessidade de cada atendimento. Por outro, ajudou na reestruturação do Hospital de Clínicas da UFU. Combinação perfeita para esse novo momento da saúde na macrorregião Norte”, destacou Alexandre Padilha.

O objetivo da reunião foi mostrar um balanço das atividades do SAMU nestes 167 dias de atuação na região e foram apresentados os dados pela Coordenadora Médica Dra. Ítala, além da fala do Corpo de Bombeiros, mostrando a comparação do mesmo período com os outros anos, e do Hospital de Clínicas que, segundo seu diretor geral, o SAMU organizou a regulação e fez os encaminhamentos para cada caso médico atendido.

“Os casos que vieram para a UFU por meio do Samu foram os realmente considerados graves, que é o correto. Tirar o problema de uma cidade e jogar para a outra era o nosso maior medo. Perderíamos o nosso propósito, que são os atendimentos de urgência e emergência. De fato, o serviço foi muito bem planejado e essa parte operacional já é muito bem desenvolvida e, apesar de operar há pouco tempo na região, veio maduro e eficiente. É um grande avanço, foi um caminho que causou surpresa positiva e nós já externamos isso, retratamos a posição que antes eu não tinha”, destaca o diretor em entrevista ao Jornal Diário de Uberlândia.

“A importância dessa reunião é que conseguimos verificar que o SAMU foi uma boa escolha para todos os municípios; no princípio tinham o medo de fazer o Hospital de Clínica superlotar, e, pelo contrário, conforme destacado pelo Diretor, o Hospital foi reestruturado com a presença do SAMU, e assim também o Corpo de Bombeiros que pode atender várias outras demandas, deixando as médicas com o SAMU. Em Tupaciguara a presença do SAMU foi de extrema necessidade e com bons resultados, tivemos um tempo-resposta menor e com isso mais chances de salvamento de pacientes e vítimas. Parabenizamos a todos do CISTRI pela qualidade no atendimento e pela oportunidade de dar mais conforto e rapidez no quesito de salvamento de vidas”, destaca o prefeito Tenente Carlos.

O Município de Tupaciguara esteve participando com a presença do Prefeito Tenente Carlos e da Secretária de Saúde Cátia Aparecida. Estiveram presentes: Último Bitencourt de Freitas – Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte e Prefeito de Monte Alegre de Minas; Alexandre Padilha – ex-ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e ex-secretário da gestão Haddad em São Paulo, Deputado Federal por São Paulo e consultor do Samu; Rodrigo de Alvim Mendonça – Secretário Executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte; Capitão Avelar, representando o Tenente-Coronel André Humia Casarim – Comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros Militar; Eduardo Crosara Gustin – Diretor Geral do Hospital das Clínicas; Joédis Marques – Assessor da Secretaria de Estado de Governo; Ana Luíza – representante do Governador Eleito Romeu Zema.

Ainda estiveram presentes os prefeitos da região: Ualisson Carvalho Silva – Presidente Eleito para a Gestão 2019 da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba e Prefeito de Canápolis; Dário Borges De Rezende – Cascalho Rico; Lindomar Amaro Borges- Indianópolis; Leandro Luiz De Oliveira-Ipiaçu; Lindon Carlos Resende Da Cruz-Nova Ponte; além de Paulo Romes Junqueira – presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub); Bruna Betiatti, representando a senhora Rosângela Borges Paniago Machado – Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia; Raquel Borges, representando a senhora Maria Francisca Lúcia – Superintendente Regional de Saúde de Ituiutaba; secretários municipais de saúde; servidores do SAMU.