A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, no dia 06/12/2018, uma mobilização em dois pontos da cidade de maior circulação sobre a inclusão do público do BPC no Cadastro Único.
Essa foi mais uma ação informativa realizada pelo setor de assistência social. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, o objetivo do PIT STOP foi o de esclarecer sobre a necessidade de todos aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) de se cadastrarem junto ao Cadastro Único de Tupaciguara.
A ação foi desenvolvida por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CADASTRO ÚNICO, CRAS e CREAS, com o intuito de alcançar todo o público, que, para continuar recebendo o benefício, precisa estar incluído no Cadastro Único do Governo Federal.
O BPC é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo para o idoso a partir de 65 anos e para a pessoa com deficiência. Para recebê-lo, é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único.
Para se cadastrar, o responsável pela família, que deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário do BPC, deve procurar o Cadastro Único / Programa Bolsa Família na Prefeitura. Idosos e pessoas com deficiência têm até 20/12/2018 para se inscrever no Cadastro Único.