O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Em Tupaciguara, a prefeitura já programou diversas ações que deverão acontecer durante todo o mês de outubro, como exposições, caminhada, palestras, cartazes, adesivos, entre outras.
Semana passada, funcionários da secretaria de saúde estiveram na Bioenergética Aroeira, empresa tupaciguarense vencedora do prêmio “Indústria sustentável” para adesão da empresa ao movimento. Com o aval positivo da diretoria, a empresa já se “vestiu” de rosa. Diversos monumentos e locais públicos em todos Brasil estão sendo iluminados na cor rosa para mostrar a importância da Campanha.
Em Tupaciguara, a Secretaria de saúde também já está trabalhando para decorar os locais públicos, chamando a atenção da população para o movimento, inclusive se valendo da data para a realização de um mutirão de prevenção também do colo do útero, que deverá acontecer no dia 24, das 8h, às16h, em todos os PSFs.
Os eixos da campanha são:
- Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
- Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
- Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.
Fonte: Gabinete