Prefeitura realizou a II Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 06 de novembro, a Conferência Municipal de Educação para avaliação do Plano Municipal de Educação – PME. A reunião aconteceu no Centro de Apoio ao Idoso de Tupaciguara – CAIT, localizado na rua Wenceslau Braz, 87 – Centro.

A CME iniciou-se às 13 horas com credenciamento, solenidade de abertura e ato de instalação da Conferência; aprovação do Regimento Interno; apresentação das proposições por parte dos delegados representantes das unidades de ensino de todas as redes, para apreciação dos delegados e elaboração de relatório final.  O evento estendeu-se até as 17 horas.

A II Conferência Municipal de Educação de Tupaciguara foi de caráter mobilizador e deliberativo e apresentou a avaliação do Plano Municipal de Educação – PME, o corpo da lei, suas metas, propondo ou suprimindo estratégias, conforme deliberação dos delegados.

Durante a solenidade, o agradecimento a Deus foi conduzido pelos professores do Coral Municipal “Sons e Canções”, Adalígia e Tunico, acompanhados pela professora Raquel Santos. Abrilhantando o evento, o coral da APAE “Vozes Especiais”, sob a regência de Rosália Prudente, fez sua apresentação.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Ten. Carlos Alves de Oliveira; a Secretária Municipal de Educação, Priscilla Andrade Faria Cabral; o representante da Câmara Municipal, Prof. Ivo Fonseca Pereira; as analistas educacionais da Superintendência Regional de Educação de Uberlândia, Raquel de Sousa Silva Ramos e Juliana Matias; a técnica educacional da Superintendência Regional de Educação de Uberlândia,  Alessandra Maria Silva do Nascimento Botelho;  os representantes da equipe técnica do Plano Municipal de Educação, Cláudia Cristina Nogueira dos Santos e Odete Segatel; vereadores; secretários municipais; professores; diretores; profissionais da educação; conselheiros municipais e sociedade civil.

Após a fala das autoridades, o Regimento Interno foi colocado em votação e aprovado por todos. Posteriormente, as proposições de estratégias e/ou ações de monitoramento foram apresentadas e, após considerações, colocadas em votação pelos delegados presentes.

“Ressalto a importância desse evento, quando foram discutidas políticas públicas a fim de termos uma educação de qualidade. O PME é um Plano Decenal regido pela Lei nº 2.860 de 2015, composto por 18 metas, que são  monitoradas anualmente e trienalmente avaliadas pela equipe técnica, com a participação e colaboração de todas as redes educacionais de Tupaciguara e sociedade civil, com o intuito de fortalecer a construção do Sistema Municipal de Educação”, afirma a Secretária de Educação Priscilla Andrade.

“É de suma importância a participação de todos nesse momento de debate sobre a Educação Municipal. A Conferência serviu como mobilização e, assim, intensificar as ações propostas pelo Município para a área da educação. Parabenizo a organização pela Secretaria Municipal de Educação e todo o seu corpo de técnicos, diretores, coordenadores e correlatos, e que a resposta seja objetiva e coesa”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.