Dentro das prerrogativas de comemoração do Outubro Rosa, o exame de mamografia é essencial para prevenção e combate ao câncer de mama. Tupaciguara comemora muito a conquista de ter vencido a demanda reprimida, dentro da faixa de 50 a 69 anos, e aquelas fora da faixa, em poucos dias, realizam o exame de suma importância.
De acordo com o Ministério da Saúde – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), em 2015 foram realizados 604 exames, em 2016 – 554 exames, em 2017 com a vinda do “caminhão da mamografia”, isto em parceria com o Hospital do Câncer de Patrocínio “Dr. José Figueiredo”, foram realizados 802 e em 2018, até o presente momento, 290, por isso foi observado que não há necessidade da vinda da carreta esse ano, pois a fila está zerada, e quem precisa, de acordo com a Secretaria de Saúde, em menos de 30 dias é realizado o exame para aqueles dentro da faixa etária preconizada pelo SUS, de 50 a 69 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não existe demanda para a realização de mamografia, na faixa etária citada em Tupaciguara. Todo pedido é encaminhado para o Hospital Santa Marta em Araguari, por meio de convênio celebrado pela Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, em parceria com o Estado de Minas Gerais.
Para aquelas que estão fora da faixa, a Secretaria de Saúde disponibiliza cerca de 30 vagas todas as semanas para a realização do exame em parceria com o consórcio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), basta procurar a Secretaria para mais informações, só nesse mês de outubro, foram realizadas 135 mamografias.
O câncer de mama é o de maior incidência em mortalidade entre as mulheres, e a mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Por ser um exame de tanta importância, a Prefeitura de Tupaciguara busca incansavelmente parcerias para a sua realização.
“Estamos na luta incansavelmente para melhorar a qualidade de vida de todos os tupaciguarenses. Ficamos muito felizes com a finalização da demanda reprimida para exames de mamografia, e, com o tempo-resposta de solicitação e atendimento às vezes não chega a um mês de espera por parte daquelas mulheres que precisam desse exame para diagnosticar ou continuar o tratamento. Parabenizamos a Secretária de Saúde, Cátia Aparecida e toda sua equipe, pois estão desenvolvendo um grandioso trabalho em prol de todos os tupaciguarenses”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.