Acontece a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No dia 30 de outubro, a Prefeitura Municipal de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, apoiou a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. De responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram atendidos os princípios democráticos do Estado de Direito. Crianças, adolescentes, convidados, Organizações da Sociedade Civil, representantes do Sistema de Garantia de Direitos, representantes do poder legislativo e judiciário reuniram-se para deliberar as propostas da Conferência, cujo tema foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

A riqueza dessa conferência esteve no fato de que os adolescentes protagonizaram o momento precioso de afirmação do princípio da proteção integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas, buscando fortalecer as estratégias/ações de enfrentamento das violências e a consideração da diversidade.

O salão do Centro de Apoio aos Idosos de Tupaciguara (CAIT) converteu-se em palco que deu voz a inúmeras crianças e adolescentes de Tupaciguara, que elegeram propostas e delegados para representação na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Professores de diversas escolas e representantes da Rede Municipal e Estadual de Ensino fortaleceram o evento e muito contribuíram para o sucesso dessa Conferência.

A Secretária Municipal agradeceu o ativismo e participação de todos, dando destaque ao protagonismo juvenil. Comunicou que os avanços realizados para a área da infância e adolescência só tendem a se fortalecer após essa construção coletiva de propostas de políticas públicas ocorrida na conferência.

Destacou a secretária que os dados e registros do Conselho Tutelar, enviados trimestralmente ao Conselho de Direitos, foram essenciais para o levantamento das demandas e fragilidades e o fortalecimento desse órgão autônomo e executivo também é essencial para a efetivação de direitos.

A juíza da comarca de Tupaciguara, Danielle Louise Rutkowski Dias Engel, foi a palestrante da tarde trazendo muito conhecimento e aprofundando o aspecto dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Gostaríamos de parabenizar pela realização dessa Conferência ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que não mediram esforços para a concretização dessa grande oportunidade em discutir os direitos de todas as crianças e adolescentes”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.