BELO HORIZONTE – Na quinta-feira, 21, a Funasa por meio da Superintendência de Minas Gerais, entregou à prefeita do município de Tupaciguara/MG, Edilamar Novais Borges, projeto de engenharia do sistema de esgotamento sanitário da sede municipal financiado pela Fundação.
Na ocasião estavam presentes o superintendente da Funasa em Minas Gerais, Marco Antônio Graça Câmara, o gerente para região de Minas Gerais da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Joedes Marques Ferreira, a prefeita do município de Tupaciguara, Edilamar Borges, o representante da empresa Consórcio OEM-Sanag, responsável pela elaboração do projeto, técnicos da Funasa que acompanham os trâmites do processo, entre outras autoridades.
Esta ação faz parte de contratos firmados entre a Funasa e empresas de engenharia consultiva, que visa à elaboração de estudos e/ou projetos de sistemas de abastecimento de água (SAA) e de esgotamento sanitário (SES) no estado de Minas Gerais. “Quando vejo o trabalho da Funasa orientando e dando suporte para as prefeituras, uma vez que o problema de uma, quase sempre é o problema de todas, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população, percebo a importância desta instituição que cumpre o seu papel, o que me faz orgulhoso de ser parte dessa equipe”, orgulha-se Marco Antônio.
Em 2011 o Grupo de Gestão Interna (GGI) do Ministério da Saúde (MS), composto por técnicos específicos, foi incumbido de garimpar informações gerenciais e estratégicas e monitorar as ações do PAC/Funasa em cada estado. O GGI então percebeu a precariedade e as dificuldades dos pequenos municípios para elaboração de seus projetos, o que levou o MS a solicitar à instituição a realização de estudos para preparar um edital de contratação de empresas de engenharia, a fim de, em consonância com as diretrizes da Funasa, elaborar os projetos junto aos municípios e assim facilitar a busca de recursos nos órgãos públicos para implementação dos mesmos.
Neste mesmo ano a Funasa abriu processo seletivo do PAC e todos os municípios que solicitaram elaboração de projetos foram contemplados por meio da Portaria 436/2011. Em Minas Gerais foram contemplados 319 municípios e, destes, 184 estão com os projetos em andamento, sendo que em 89 sedes/localidades os projetos básicos já estão concluídos.
Para a prefeita Edilamar Borges: “foi muito importante receber esse projeto, pois é o início de um grande projeto, que todos os prefeitos sonham que é tratar o esgoto de suas cidades, principalmente para nós que estamos em busca de preservar o meio ambiente e levar qualidade de vida para nossos munícipes”. E ainda completou: “aproveito para fazer um agradecimento especial à Funasa, uma parceria do Governo Federal, que compreendendo as dificuldades do pequeno município nos deu a oportunidade de receber um projeto completo, profissional, de acordo com as necessidades de cada localidade”, finaliza.
ASCOM FUNASA