Tupaciguara participa de reunião sobre o SAMU

Na sexta-feira, 19 de outubro, o Município de Tupaciguara, representado pelo Prefeito Tenente Carlos, participou de uma reunião de avaliação do efetivo funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em toda a região. O encontro foi realizado em Uberlândia.

Os resultados foram apresentados pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cistri) que administra todo o SAMU-192 na região. Foram repassados os números dos primeiros 90 dias de funcionamento. De acordo com o Consórcio, foram mais de 30 mil atendimentos nas 26 cidades que o SAMU Triângulo Norte está presente.

Em Tupaciguara, do dia 03 de julho a 21 de outubro, foram realizados 430 atendimentos, sendo 415 atendimentos por unidade de serviços básicos, e 15 em unidade de serviços avançados.

De acordo com o relatório de dados emitidos pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte, foram feitas 166 orientações médicas e 29 saídas de ambulância sem atendimento, resultantes de possíveis trotes ou sem orientações dos serviços médicos.

As principais causas dos atendimentos foram a clínica com 294, a traumática com 98, a obstétrica com 20 atendimentos, a pediátrica com 10 e a psiquiátrica com 8. Por idade ficaram assim: 157 atendimentos para pessoas com mais de 60 anos, 111 para 20 a 40, 108 para 41 a 60, 38 para 10 a 19, 11 para 2 a 9, e 5 para 0 a 1 ano. Foram 235 atendimentos para o sexo masculino e 195 para o feminino.

O CISTRI tem por finalidade desenvolver ações e serviços de saúde, observados os preceitos que regem o SUS, especialmente no que tange ao gerenciamento dos serviços de urgência e emergência da Região Ampliada Triângulo do Norte, regendo-se pela Lei Federal nº 11.107/05, pelo contrato de consórcio público subscrito pelos seus consorciados e pelo estatuto.

Estiveram presentes no encontro a Superintendente Regional de Saúde, Rosângela Paniago, o ex-ministro da saúde e consultor do Consórcio, Alexandre Padilha, o secretário executivo do Cistri, Rodrigo Alvim, o assessor especial do Governo do Estado, Joédis, além dos prefeitos das cidades consorciadas. De Tupaciguara estava presente os vereadores Cláudio Almeida (Trifesta) e Fernando do Vale (Sorriso).

O SAMU-192 é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

“Grande são as conquistas em 90 dias de funcionamento do SAMU, em Tupaciguara e em toda a região, mais de 30 mil atendimentos em todos os municípios consorciados. O SAMU-192 funciona 24 h por dia, durante 7 dias por semana, e é composto por equipe de profissionais treinados para melhor atendimento”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.