Prefeitura desenvolve programa de alimentação saudável nas escolas

As Escolas Municipais são acompanhadas de perto por profissional capacitado que cuida da alimentação saudável dos alunos. O objetivo do acompanhamento do cardápio pela nutricionista é garantir a atenção à saúde aos nossos alunos, especialmente dos oriundos de áreas de vulnerabilidade social.

O conhecimento teórico, a identificação do público-alvo e suas necessidades, assim como ações de orientação, prevenção e, acima de tudo, pedagógica, no que se refere a orientar os profissionais que preparam, manipulam e servem os alimentos para os alunos da Rede Municipal de Educação, são de responsabilidade do nutricionista contratado para a execução de tal feito.

Uma série de ações são executadas, a fim de garantir uma alimentação balanceada, específica para a população-alvo à que se destina, com características técnicas e prevendo um componente educativo.

Dentre as ações do Nutricionista da rede, estão o conhecimento e o diagnóstico do público-alvo e suas vulnerabilidades nutricionais, como também a faixa etária e especificidades culturais; elaboração e programação dos cardápios, levando em conta os aspectos nutritivos e culturais das unidades de ensino e seu público; programação da quantidade e produtos; supervisão do preparo, conservação, transporte e o ato de servir o alimento pronto; supervisão dos procedimentos operacionais padrão e do manual por parte dos profissionais que preparam e servem os alimentos; treinamento dos POPs e manual para os profissionais; palestras sobre alimentação saudável e saúde; pesquisa sobre a qualidade do lanche servido nas escolas; análise do valor nutritivo; avaliação; aplicação de testes de aceitabilidade e elaboração de relatórios e registro fotográfico.

“Cabe ressaltar que a nutrição, no campo prático da Rede Municipal de Ensino, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem atribuições cada vez mais amplas. Não basta preparar cardápios saudáveis, respeitar hábitos alimentares locais e usar produtos da agricultura familiar. As novas normas da alimentação escolar dão ao nutricionista um papel de relevância em todo o processo, transformando-o em responsável técnico pelo PNAE no município”, ressalta o Prefeito Tenente Carlos.