Em todos os anos, no mundo inteiro, é celebrado o movimento Outubro Rosa, referente à luta contra o Câncer de Mama, pioneiro na morte das mulheres. A Prefeitura de Tupaciguara também entrou na luta contra esse câncer e para a conscientização do tratamento.
O movimento Outubro Rosa teve início na década de 1990, e veio para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. “Além da participação, é importante que a população tenha conscientização sobre a doença. Assim buscaremos formas de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, consequentemente, mais tratamento, tendo assim a redução da mortalidade, lembrando que zeramos a fila para exames de mamografia, dentro da faixa”, afirma a Secretária de Saúde Mariana Leão.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama “é um tumor resultante da multiplicação de células anormais. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início”.
“É de extrema importância que toda a população se conscientize sobre a prevenção do câncer de mama, e que a leve a todos para que possam realizar o autoexame e, se encontrada alguma alteração, faz-se a mamografia e realize-se o tratamento conforme orientações médicas. O Movimento Outubro Rosa é, além de um movimento, uma guerra contra o câncer e uma luta para que todas se sintam bem e curem-se de todas as enfermidades relativas ao câncer com mais mortalidade entre as mulheres. Estamos buscando mais parcerias para realização de mais exames de mamografias, pois zeramos a fila para aquelas dentro da faixa, e iremos conseguir avançar mais, já que nossa meta é cuidar da saúde de toda a população tupaciguarense”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.