Atletas que foram classificados nos Jogos estudantis receberam certificados de honra ao mérito da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Desde 2013, a prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social tem investido em vários projetos sociais, entre eles, o esporte inclusivo.
Dentre as várias modalidades que são desenvolvidas, uma delas é o xadrez, que é trabalhado pelo professor André Ribeiro, com cerca de 30 alunos, no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social –
Neste ano, por ocasião dos JEMG – Jogos escolares de Minas Gerais – alguns destes atletas participaram das competições. O JEMG/2015 é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e o Módulo II, de 15 a 17 anos. Com o resultado final das etapas, onze atletas de Tupaciguara, que participam do Projeto Xadrez Social, avançaram da primeira até se tornarem vitoriosos na etapa estadual.
Na noite da última segunda-feira (14), a Secretaria de Desenvolvimento Social organizou uma solenidade para homenagear os participantes que foram destaques, entre eles: Natally Abadia Teodoro, Dione Henrique Pereira Santos, Matheus Nogueira Freire, Alceu Felipe Avelino de Lima, João Vitor Rosa Silva Caetano, Washington Lima Alves Almeida, Raissa Pereira da Silva, Pedro Henrique Mendes Araújo, José Venâncio Santos Ribeiro, João Vítor Teixeira dos Santos, Carlos Daniel Aparecido Prado. Também foi agraciado Richard Vitalino Gonçalves da Silva que participa do Projeto Bailare e que foi o vencedor do Campeonato “Racha Cuca”, organizado pela escola “Ensina Mais”.
Participaram da cerimônia o Secretário Francisco Neto; a Coordenadora do CRAS Elcy Divina de Oliveira; o professor André Ribeiro e a monitora do projeto Psicóloga Aliciane Ferreira; funcionários da secretaria e familiares dos homenageados.
Francisco Neto, ao fazer uso da palavra, elogiou muito sua equipe de trabalho e destacou o Professor André Ribeiro que, segundo o secretário, tem feito um trabalho brilhante. “Não canso de agradecer e parabenizar o André pela competência e dedicação a este projeto. Grande parte desta vitória é fruto do excelente trabalho que executa. Os nossos atletas estão de parabéns por terem se esforçado para conquistar os primeiros lugares nos jogos. O projeto “Xadrez Social”, como todos os outros que estamos desenvolvendo, visa potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo seu vínculos internos e externos e como tudo que é bom, tem sempre um grande apoio que vem da família, os pais e responsáveis também merecem muito ser lembrados nesta noite”, discursou o secretário Francisco Neto.
Segundo a secretaria de Desenvolvimento Social, o projeto “Xadrez Social”, desenvolvido no CRAS objetiva a convivência, a socialização, o incentivo à participação e acolhimento das famílias e sobretudo, o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas: a atenção, a concentração, o julgamento e o autocontrole; o espírito decisão e a coragem; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade; a inteligência; entre outras.
O projeto estende o atendimento às escolas de tempo integral do município, auxiliando na formação disciplinar e na ética da convivência social.
Fonte: Gabinete