Nota sobre o Samu

O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência funciona 24 horas por dia e a sua coordenação não é Municipal e sim Estadual, sua regulação e sua sede regional são em Uberlândia e é de lá que as ligações no 192 são atendidas e assim liberadas ambulâncias e vagas em hospitais para os devidos fins.

Todo e qualquer contrato com profissionais é feito pelo Cistri – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte.

De acordo com o Ministério da Saúde, o atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Em nossa cidade, existe uma unidade básica de atendimento que só é liberada pela Central de Regulação em Uberlândia e a prefeitura de Tupaciguara não tem nenhuma ligação com a liberação ou não de ambulância para atendimento.

As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

Quando se necessita de um atendimento avançado, é liberada ambulância com mais procedimentos e quem regula as vagas nos hospitais são os médicos das bases de média complexidade. Os municípios-polo da região que atendem a média complexidade são Araguari, Ituiutaba, Patrocínio e Monte Carmelo.