Prefeitura de Tupaciguara oferece diversas atividades no cunho Social

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, oferece diversas atividades relacionadas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com público-alvo e objetivos distintos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se efetiva a partir de atendimentos em grupos que se dividem entre atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a faixa etária dos usuários. É um trabalho que faz uso de intervenções sociais planejadas, criando situações desafiadoras com o intuito de estimular e orientar os usuários na construção e na reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, de acordo com suas demandas. O CRAS Maria Inácia de Novais, Nova Esperança, e o CRAS Morada Nova oferecem diversos SCFVs com públicos-alvo e objetivos distintos.

Já o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.

São ofertados no CRAS, por meio das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), artesanatos, atividades físicas, danças, capoeira, projeto criança do futuro, hidroginástica, informática, tarde da alegria com idosos, teatro, violão e zumba. Para mais informações, basta procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social “Maria Inácia de Novais”, localizado na Avenida Teodomiro Martins Prudente, s/nº, bairro Nova Esperança, ou pelo telefone 3281-6374, e também no CRAS Morada nova, localizado na Rua Francisca Augusta de Barros, 45, pelo telefone 3281-3367.

“Pretende-se, com o projeto, auxiliar as crianças e adolescentes que participam do grupo em diversos aspectos como desenvolvimento da autoconfiança; desenvolvimento da consciência corporal; instigar novos recursos de interação e socialização; investigar possibilidades de comunicação através da expressão e da linguagem; provocar reflexões e debates sobre os temas em questão; conhecer aspectos históricos e técnicas básicas do forró. Com isso poderemos ofertar uma melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos, refletindo-se na base familiar e dando oportunidade de desenvolvimento e crescimento intelectual”, argumenta o Prefeito Tenente Carlos.

Além dessas atividades, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é responsável por acompanhar e fiscalizar as políticas básicas e de alta complexidade da assistência social.

Vários termos de fomento e/ou colaboração, que compreendem os instrumentos legais de repasses entre o município e as organizações da sociedade civil, foram assinados e o Controle Interno tem mobilizado esforços para capacitar Organizações da Sociedade Civil com relação ao Marco Regulatório da Assistência Social, garantindo, assim, que crianças e adolescentes com deficiência, como também idosos, receberem o apoio através de colaboração e fomento do Poder Público.