Intitulado Grupo Educativo de Gestantes: Garantia de Cuidado Humanizado Multidisciplinar Voltado para a Autonomia das Gestantes do Município de Tupaciguara, oferece, em todas as últimas quintas-feiras de cada mês, no Centro Comunitário, reuniões que favorecem a proatividade, valorizam capacidades, autoestima e confiança. Redimensionam o pré-natal, parto, puerpério e puericultura através da construção e reconstrução de saberes possibilitando novas posturas e atitudes.
O grupo de gestantes é um projeto educativo e interdisciplinar dirigido às gestantes e a seus acompanhantes. Ações programadas e sequenciais garantem abordagens multidisciplinares que têm como objetivo geral a promoção da saúde, o cuidado humanizado, a troca de experiências e autonomia das gestantes.
Com o propósito de despertar a atenção e abranger o maior número possível de gestantes, os encontros são realizados mensalmente, agregando gestantes das sete equipes de PSF. Os temas são apresentados de forma oral, explorando técnicas audiovisuais com duração aproximada de 45 minutos. Durante as apresentações, além dos temas pré-estabelecidos, estimula-se abordagens de situações do dia a dia, estimulando o espaço para trocas e interações entre as participantes.
Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham papel importante na estimulação da presença e a equipe do NASF coordena as ações.
Historicamente a assistência à gestante era vinculada à consulta médica individual, desconsiderando a individualidade e integralidade da mulher gestante. O grupo educativo muda a ótica assistencial, privilegiando o acolhimento às ansiedades, queixas e temores associados culturalmente à gestação.
“Mensalmente monitoram-se os indicadores de presença, a evolução da meta de adesão e a efetividade das ações. Ao final do ciclo, a equipe coleta informações sobre a satisfação das gestantes para diagnosticar suas necessidades. A análise destas determina a reavaliação das ações da equipe”, enfatiza a Secretária de Saúde Mariana Leão.
“Tupaciguara não possui unidade hospitalar e encaminha suas parturientes para as unidades referenciadas. O parto realizado fora de seu domicílio significa acréscimo de incerteza a um momento de natural expectativa. Essa peculiaridade tem sido abordada de forma especial em todos os encontros com as gestantes, demonstrando que a intensificação das consultas no último trimestre de gestação diminui sensivelmente situações de imprevisto e risco. Na estruturação dos encontros, a consideração de seus conhecimentos próprios tem possibilitado maior segurança para superação das possíveis adversidades do período gestacional, parto, puerpério e cuidados com os neonatos, em especial com a amamentação. As vivências dentro do grupo têm possibilitado o crescimento profissional da equipe e a busca de conhecimentos específicos. Parabenizo a Secretaria de Saúde, pois essa experiência será destacada no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em julho, onde ela será apresentada a todo o Brasil”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.