Na manhã do dia 25 de junho, a Prefeitura de Tupaciguara participou da inauguração das novas instalações do Fórum Adolpho Fidélis dos Santos. A solenidade ocorreu na parte externa do prédio, localizado na rua Padre Simão Janet, 132, bairro Bom Sucesso.
O prefeito Tenente Carlos, representando o poder executivo municipal, ocupou a mesa de honra e recebeu das mãos do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, e da Diretora do Foro da Comarca de Tupaciguara, a Juíza de Direito Danielle Louise Rutkowski Dias Engel, uma homenagem àqueles que contribuíram para a realização do evento.
No início da cerimônia, o hasteamento das bandeiras perfiladas à frente do prédio foi realizada pelos militares da 254ª Companhia de Polícia Militar, sob o comando do Tenente João Vieira Batista, ao som do Hino Nacional executado pela Banda Municipal José da Cruz Badega, sob a regência do maestro Osias Silva, e que executou, também, a primeira estrofe do Hino de Tupaciguara.
Os músicos professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira, da cidade de Araporã, abrilhantaram o evento com a recepção dos convidados no novo Fórum.
A nova construção irá proporcionar ainda mais conforto e segurança tanto aos servidores quanto aos usuários dos serviços prestados na comarca de Tupaciguara, que abrange também o Município de Araporã. A edificação foi construída com acessibilidade plena para pessoas com necessidades especiais, conta com elevador com duas paradas, além de estacionamento para 33 veículos, e, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerias, o novo Fórum faz parte do plano de aceleração de obras.
O coral Municipal “Sons e Canções”, sob a regência de Adalígia e Tunico, esteve presente e encantou a todos com a apresentação da canção “Oração de São Francisco” , que antecedeu a bênção procedida pelo Padre William Eurípedes Garcia, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia.
“A conclusão e a entrega de uma obra dessa proporção estabelecem, sem sombra de dúvidas, um marco na história desta distinta comarca, e é uma honra ser testemunha deste momento. Juntamente com a construção deste novo prédio, edificou-se também mais uma importante parte da memória desta Comarca de Tupaciguara. (…) A entrega oficial deste espaço representa para nós a realização do compromisso desta gestão em não medir esforços para oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade, de oferecer ambientes mais adequados e dignos a quem trabalha e a quem frequenta as unidades do Poder Judiciário. Certamente, o novo espaço já está impactando favoravelmente a qualidade de vida de magistrados, servidores e terceirizados. Isso é inegável, traz também suas repercussões na qualidade do atendimento às partes, aos advogados, defensores públicos, promotores”, ressalva o Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
A mesa de honra contou com a presença do Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; da Diretora do Foro da Comarca de Tupaciguara a Juíza de Direito Danielle Louise Rutkowski Dias Engel; do Prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos Alves de Oliveira; da Presidente da Câmara de Tupaciguara, Kézia Noemi Gomes; do Superintendente Administrativo Adjunto da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; do Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Bruno Teixeira Lino; da Prefeita de Araporã, Renata Borges; do Presidente da Câmara de Araporã, Waldivino José de Lima; representando o Ministério Público, Genney Randro Barros de Moura; o Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, Edmar Souza Ferraz; o Comandante da 254ª Companhia de Polícia Militar, Tenente João Vieira Batista; o Delegado de Polícia Civil, Armando Papacídero Filho; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, Padre William Eurípedes Garcia; o Comandante do Corpo de Bombeiro, Capitão Fabrício Silva.
Marcaram presença o Vice-Prefeito Dr. Lauro Júnior, Secretários Municipais, Vereadores de Tupaciguara e de Araporã, presidentes de entidades de classes, autoridades civis, militares, advogados, promotores de justiça, representantes da imprensa, servidores dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
A Comarca de Tupaciguara prestou homenagem àqueles que contribuíram para a realização deste grande evento, entre eles: Araporã Bioenergia S/A; Ronaldo Sandre – Produtor Rural; Posto Décio Araporã-MG; Bioenergética Aroeira; Vazante Agropecuária; Semensol Sementes; Casa Nova Materiais para Construção; Luiz Antônio Meirelles Vasconcelos; Maria Aparecida Gomes Rezende; Buffet Trifesta; José Adalberto Guimarães Cardoso; Rede Lucas de Supermercados; Prefeitura Municipal de Tupaciguara; Câmara Municipal de Tupaciguara; Ordem dos Advogados do Brasil – Unidade Tupaciguara ; Prefeitura Municipal de Araporã e Câmara Municipal de Araporã.
“Iniciamos um novo marco para Tupaciguara e Araporã. Antes conhecida como uma Comarca difícil, pesada, lenta, tenho certeza de que agora passará a ser a sede mineira na Primeira Entrância da modernidade, eficiência e proatividade. (…) Não posso deixar de agradecer àqueles que, com amor, carinho e presteza, fizeram esse evento acontecer e ainda contribuíram para que nossa nova estrutura ficasse ainda mais completa. Ao realizar esse evento, movida pelo sentimento de que essas novas instalações pertencem ao povo, tive a ousadia de convocar os maiores representantes da sociedade local para darem sua contribuição para essa empreitada. E o resultado está ai para todos verem”, afirma a Diretora do Foro da Comarca de Tupaciguara a Juíza de Direito Danielle Louise Rutkowski Dias Engel.
“Não poderíamos deixar de participar desse marco em Tupaciguara. O Município recebe um espaço adequado, moderno, confortável para receber todos os cidadãos que necessitam de atendimentos no Poder Judiciário. Gostaria de parabenizar a todos os juízes que dirigiram a comarca durante as obras e muito se empenharam na sua conclusão, entre eles: Dr. Pedro Marcos Begatti, Dra. Elisa Marco Antônio, Dr. Eduardo Ribeiro de Oliveira, Dr. Alexandre Magno Mendes do Valle, Dra. Ivana Fidélis Silveira, Dr. Pedro Guimarães Pereira e Dra. Danielle Louise Rutkowski Dias Engel, que juntos conseguiram realizar essa obra de grande importância para Tupaciguara e Araporã. Ao Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o nosso muito obrigado pela presença e pelo marco na história de Tupaciguara com essa inauguração das novas instalações do Fórum da Comarca, com uma construção moderna, segura e adequada à prestação dos serviços forenses”, destaca o Prefeito de Tupaciguara Tenente Carlos.