Nos dias 01 a 03 de junho, durante a realização da 36ª Exposição Agropecuária e Industrial e 25ª Festa do Peão de Tupaciguara, os profissionais Paulo Vitor e André Santana comandarão o 4º rodeio amador, em busca de novos talentos, com apoio da Prefeitura e do Sindicato Rural de Tupaciguara, com competidores de Tupaciguara.
O rodeio amador será nos dias 01 e 02 de junho, às 16 horas, e a final, no dia 03 às 13 horas. O campeão, segundo a organização, garantirá uma vaga no rodeio profissional de 2019.
Já o profissional será coordenado pela Companhia Alan Moreno, entre os dias 31 de maio a 02 de junho, às 20 horas, com final no dia 03, às 21 horas.
O Sindicato Rural de Tupaciguara, juntamente com a Prefeitura, se empenha cada vez mais com o rodeio, para que seja uma atração para o público presente, que é amante desse esporte e, a cada vez mais, cresce a paixão pela competição e todos ficam admirados com os pulos, tombos e giros, tanto do boi quanto dos competidores; por isso, neste ano, haverá o rodeio amador e o profissional.
Para entender melhor, o cowboy monta sobre o pelo do animal e segura-se apenas por uma corda amarrada na parte frontal da barriga, logo após a pata dianteira. Nessa categoria, o grau de periculosidade é grande, mas a velocidade dos pulos é mais lenta. O tempo de 8 segundos é o limite para o peão ficar sobre o touro.