A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, realizou, na manhã do dia 18 de maio, uma caminhada pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, contando com a presença dos profissionais da saúde e usuários da referida unidade.
“PARA CUIDAR, NÃO É PRECISO EXCLUIR”, “NENHUM PASSO ATRÁS! MANICÔMIO NUNCA MAIS!”, essas são algumas frases estampadas em faixas no Movimento da Luta Antimanicomial promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Integrar de Tupaciguara.
Várias atividades foram realizadas durante a semana. Houve uma comemoração na terça-feira (08/05/18), na presença da equipe do referido dispositivo de saúde mental, dos usuários e seus familiares, finalizando com uma caminhada na sexta-feira (18/05/18), saindo da praça Nossa Senhora da Abadia e finalizando na praça João de Barros Ferreira.
“A luta se baseia na mudança da assistência outrora oferecida e no olhar da sociedade sobre a loucura. Caracterizada por defender a criação de espaços que tratem as pessoas em sofrimento mental sem exclusão e violência aos direitos e ao lugar de cidadão, a Luta Antimanicomial teve como principal motivação os maus-tratos que aconteciam nos manicômios/hospitais psiquiátricos”, afirma a coordenadora e psicóloga do CAPS, Larissa Morais Storti.
O CAPS Integrar oferece cuidado psicossocial às pessoas de todas as faixas etárias, que estão em grave e persistente sofrimento psíquico, incluindo usuários com necessidades decorrentes do uso de álcool e/ou outras drogas. O tratamento é facilitado por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, psicólogas, psiquiatra, médica clínica, enfermeiro e técnica de enfermagem.
“É de grande importância destacarmos e apoiarmos os trabalhos dos profissionais de saúde nas referidas unidades, entre elas o CAPS, que é um Centro de Atenção Psicossocial, de muita valia ao nosso Município e que terá sempre o apoio para a realização de eventos tais como essa caminhada, que serviu de alerta para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio”, destaca o Prefeito de Tupaciguara Tenente Carlos.