Prefeitura de Tupaciguara entrega tribuna do trono da imagem de Nossa Senhora da Abadia

Imagem de Nossa Senhora da Abadia, localizada na Capela-Mor do Altar da Igreja Matriz Nossa Senhora da Abadia de Tupaciguara, tombada por Decreto nº 050/2006 e sujeita à proteção especial, de acordo com a Lei Municipal nº. 2.389, de 14 de abril de 2005, recebeu, na manhã do dia 13 de maio, domingo da Solenidade de Ascensão do Senhor, a Tribuna do Trono, peça que compõe esse espaço, no dia que faz memória dos 101 anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, e em comemoração do dia das mães.

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, fez a entrega à sociedade e à comunidade católica tupaciguarense da Tribuna do Trono, peça em mármore que vem substituir, em sua forma, espessura, cores e dimensões, a original outrora desaparecida, e que tem por finalidade conferir o máximo possível da originalidade ao retábulo e sustentar a imagem de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da paróquia da cidade e do Município de Tupaciguara.

“Trata-se de apenas a primeira fase de um projeto que constará da confecção do fac-símile da imagem em sua segunda fase, finalizando com sua restauração total e integral, dada sua importância histórica, afetiva e religiosa merecendo, portanto, todo nosso cuidado e atenção”, afirma a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação, Maria Rezende.

O patrimônio compreende o conjunto de bens de expressivo valor para um povo, uma comunidade, um lugar ou uma época. Tal valor pode ter dimensão: Histórica, Urbanística, Arquitetônica, Artística, Cultural e Afetiva. Chama-se de Tombamento o processo de reconhecimento, proteção, defesa e conservação, amparada pela lei, de bens culturais materiais, sejam eles móveis ou imóveis. O Tombamento pode ser realizado a nível municipal, estadual, federal e universal.

Em Tupaciguara, além da Imagem de Nossa Senhora da Abadia, existem outros bens tombados pelo Município:

  • prédio da antiga Prefeitura (atual Câmara Municipal), inscrição nº 01/2002, tombado pela Lei Municipal n.º 2.389 de 14 de abril de 2004;
  • Igreja do Rosário, inscrição nº 02/2002, tombada pela Lei Orgânica, capítulo V, artigos 159, 160 e 161, ratificado pela Lei Municipal n.º 2.389 de 14 de abril de 2004;
  • Museu Histórico e Arqueológico “Chico Ribeiro” e Casa da Cultura “Tias Polveiras”, inscrição nº 03/2002, tombados pela lei 2.099 de 10 de novembro de 1997, ratificada pela Lei Orgânica, capítulo V, artigos 159, 160 e 161, pela Lei Municipal n.º 2.389 de 14 de abril de 2004;
  • ruínas do Cemitério do Antigo Distrito do Mato Grosso, tombado pela Lei Orgânica, capítulo V, artigos 159, 160 e 161;
  • conjunto urbano: Centro Administrativo “Dr. Enodes de Oliveira”; Praça Antônio Alves de Faria e Monumento do Centenário, tombados pelo Conselho Municipal de Cultura em abril de 2017, ratificados pelo Decreto Municipal nº 083, de 12 de abril de 2017.

“Como se trata de um bem tombado pelo Município de Tupaciguara, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, mediante recursos liberados do Fundo Municipal de Cultura, realizou a Cerimônia de entrega da Tribuna do Trono, peça que compõe a Capela-Mor do Altar-Mor da Igreja Matriz Nossa Senhora da Abadia. Muito me alegro em saber que estamos cuidando dos bens tombados pelo Município e, assim, dando a importância histórica para os referidos patrimônios para que a história do Município possa se perpetuar por gerações e gerações”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.