Diretor do DAE fala sobre problemas de água no Jardim Esplanada

Pedro-DAE TupaciguaraO Diretor do DAE -Departamento de Água e Esgoto de Tupaciguara -, Pedro Ernesto Nasciutti, explicou hoje (14), o ocorrido com o abastecimento de água no bairro Jardim Esplanada.
Pedro pediu desculpas à população e disse que o DAE tentou reparar, na maior brevidade de tempo, o problema, para evitar que os moradores ficassem sem água potável para consumo.
Segundo o diretor, na última sexta-feira (7), a bomba do poço artesiano, que abastece o bairro, estragou o que levou o departamento a efetuar uma troca por outra que havia de reserva no DAE
A referida bomba substituída possuía o dobro da potência da anterior, com uma succão maior de água, aumentando e melhorando o fornecimento.
O que ocorre, é que, com o dobro da sucção, junto com a água, houve também a emissão de resíduos existentes no poço artesiano, o que fez com que a água ficasse escura e com aspecto barrento, sem qualquer condição de uso. Pedro disse também que a situação tinha outro agravante, uma vez que este poço foi comprometido logo que foi perfurado em junho de 2012, porque joga muita areia para fora.
Para que os moradores não tivessem maiores aborrecimentos com a falta de água, técnicos do DAE usaram o poço artesiano do bairro Boa Vista para “alimentar”“ o bairro Jardim Esplanada, até que o problema se resolvesse definitivamente. O diretor do Departamento de água e esgoto disse que deverá trocar por outra bomba de mesma potência da anterior, que é de 4 cavalos. Com uma sucção menor, não haverá emissão de areia ou pedras para as caixas d’água.
Para não causar prejuízos aos moradores do Boa Vista, o DAE está utilizando a rede do abastecimento do Centro, que vem direto da Estação de Tratamento de Água, para abastecer o bairro Boa Vista.
Na tarde de ontem (12), depois de vários procedimentos adotados na purificação da água, químicos do DAE fizeram a análise de potabilidade e foi constatada excelente condição para consumo, resolvendo o problema.
Pedro disse que deve explicações aos moradores e que fará chegar ate eles uma nota de esclarecimento. “Temos que explicar o ocorrido. Gosto de trabalhar com transparência e acho que os moradores merecem todo nosso respeito e é nosso dever fazer com que a população receba água de qualidade. Esse é nosso trabalho. Porém temos que explicar que não foi em momento algum um erro primário do DAE. O poço não tinha condições de ser succionado por aquela bomba e não sabíamos disso. Só quando o problema veio à tona é que descobrimos que desde junho de 2012 havia problemas com ele”, declarou Pedro Ernesto Nasciutti.

Fonte: Facebook PMT