Tupaciguara conta com CIAC para qualificação profissional

Em tempos de crise todas as famílias buscam alternativas para melhorar a renda familiar, ou até sair da crise financeira. Nessa hora, a qualificação profissional tem sido o diferencial no mercado de trabalho.

Para dar condição de crescimento a essas famílias, a Prefeitura de Tupaciguara e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por intermédio do CIAC – Centro Integrado de Arte e Cidadania tem oportunizado a centenas de pessoas uma melhor condição de melhoria na renda ou até mesmo em um novo posto de trabalho.

Segundo o coordenador do CIAC, Pedro Paulo Rodrigues, o CIAC, tem como objetivo auxiliar o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em seus cursos cedidos à cidade de Tupaciguara, onde além de disponibilizar o espaço físico na área central, cede ainda funcionários para melhor atender a população.

Para se ter ideia desse atendimento, só neste ano já foram disponibilizados seis cursos profissionalizantes: Cabeleireiro – 15 vagas; Auxiliar Administrativo – 30 vagas; Auxiliar Financeiro – 30 vagas; Recepcionista – 30 vagas; Curso de especialização em Design Sobrancelhas – 15 vagas; e Curso de Maquiagem Profissional – 15 vagas. “Destaca-se que os instrutores dos cursos citados acima são de Tupaciguara. Uma parceria entre SENAC e a cidade de Tupaciguara, através do CIAC”, reforça Pedro Paulo.

Além dos cursos SENAC, são oferecidos diariamente cursos de Artesanatos como bordados, crochê, arraiolo, entre outros, e também conta com aulas de reforço em inglês e espanhol.

No espaço CIAC, também se localiza a Biblioteca Municipal (Mario Wod da Silva) que realizou um grande projeto chamado “A Hora Do Canto”, que teve como objetivo, conhecer e valorizar nossa cultura e o hábito da leitura, envolvendo crianças de 1º e 2º ano das escolas municipais, que ao longo dos três dias do projeto reuniram mais de 100 crianças com recreações, pipoca e suco. “Fazemos também serviços comunitários e voluntários como, levar os alunos dos cursos de estética pessoal em asilos, presídios, escolas, Casa Amar, e em datas comemorativas, a exemplo do Dia dos Professores, Idosos, Dia da Mulher, é reservado um dia especial para os mesmos.

“É um trabalho dignificante e mostra acima de tudo, o interesse da Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Social em praticar ações que beneficiem a comunidade num todo, abrindo novas oportunidades para novos profissionais”, avalia o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Lourenço Borges Neto.

De acordo com relatório apresentado pelo CIAC, em 2014 foram certificados pela conclusão dos cursos, 146 alunos, em meio a 180 vagas disponibilizadas nas áreas de: cabeleireiro, maquiagem, depilação, manicure, cuidador infantil e garçom.