Durante a Conferência Municipal de Saúde, o público presente pode acompanhar um pouco dos relatos de atendimento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Tupaciguara.
Considerados como serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico, os CAPS se utilizam de diversos recursos como às atividades de suporte terapêutico buscando a reabilitação psicossocial do usuário, objetivando reinserir o indivíduo na sociedade junto à família e comunidade.
Um desses projetos desenvolvidos é o “Art Terapia”, que é o uso da arte como terapia, através da estimulação da expressão, do desenvolvimento e da criatividade. As atividades artísticas são oferecidas como recursos terapêuticos em saúde mental.
De acordo com a coordenadora do CAPS, Luciana Melo, esse trabalho favorece a liberação de emoções, de conflitos internos, e de imagens perturbadoras do inconsciente. Proporciona contato com ansiedades, conteúdos reprimidos e medos.
Com os recursos existentes, a equipe tem o propósito de trabalhar a coordenação motora, o processo de individualização, além do equilíbrio físico/ mental/ espiritual dos pacientes.
Os CAPS vêm oferecendo uma diversidade de atividades aos seus usuários e familiares, e essas atividades têm como objetivo o atendimento, o tratamento e acompanhamento dos usuários visando a sua inclusão social e resgate da cidadania.