A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no dia 15 de março de 2018, reuniu-se , na sala do gabinete do Prefeito Tenente Carlos, para a apresentação do Projeto Recomeçar, desenvolvido pela Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC de Tupaciguara, tendo parcerias com o Poder Judiciário, OAB, Polícia Militar, Secretaria de Administração Prisional (Presídio de Tupaciguara) e Prefeituras de Tupaciguara e Araporã, por meio das secretarias municipais de desenvolvimento social, educação, saúde e cultura.
O projeto tem aliança com o Poder Legislativo e outras organizações da sociedade civil, como Rotary Club, Loja Maçônica Ação e Trabalho, Narcóticos Anônimos, CAIT, CONSEP, Imprensa, dentre outros parceiros trabalhadores da área.
Segundo a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC, o Projeto Recomeçar trata-se de um modelo de Execução Penal com acompanhamento das pessoas que receberam benefício da suspensão do processo, livramento condicional, progressão para o regime aberto e prisão domiciliar, alicerçado no princípio da dignidade humana, onde todos terão oportunidade de reflexão e estímulo para a não reincidência na criminalidade, ocasião em que a pena passa a ser conduzida com a participação da sociedade organizada.
A APAC de Tupaciguara acredita na transformação do homem e entende que punir e pacificar não são uma contradição latente. É uma associação que atua na execução da pena e busca, para alcançar seus propósitos, alianças diversas com os setores públicos e privados.
Tupaciguara e Araporã crescem com este modelo de execução penal que pretende conscientizar, oportunizar e eliminar os altos índices de incidência criminal.
As atividades acontecerão mensalmente, na sede do CAIT, na segunda terça-feira de cada mês, iniciando-se no dia 10/04/2018.