116 famílias serão beneficiadas com a casa própria

Na solenidade ocorrida no dia 17 de janeiro de 2019, o Município de Tupaciguara deu um grande passo rumo ao progresso: foi lançada a pedra fundamental da construção de 116 casas populares no Residencial Parque dos Bem-te-vis Etapa I e II.

O prefeito Tenente Carlos recebeu várias autoridades para essa cerimônia, entre elas, o Deputado Estadual Elismar Prado; o presidente da Câmara, Túllio Pinhal, os vereadores Agostinho Vicente de Paulo, Cláudio Almeida, prof. Dalmo Salviano Santana, Enir Ferreira de Lima Junior, Fernando do Vale Borges, Kézia Noemi Gomes, Nelcides Martins Neves e Vilmar Martins; o assessor Joédis Marques; secretários municipais; polícia militar; servidores municipais; cidadãos tupaciguarenses.

O município de Tupaciguara foi selecionado em meio a centenas de municípios (proponentes) e foi contemplado e habilitado a participar do programa através de uma portaria do então Ministério das Cidades, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional. Os recursos serão advindos da integralização de cotas no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

Conforme o Ministério, a seleção será feita por meio do Sistema Nacional de Cadastro Habitacional, obedecendo a critérios nacionais e locais. Os critérios nacionais são: a) famílias residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas; b) famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar e c) famílias de que façam parte pessoa(s) com deficiência. Além desses critérios, podem ser adicionados até 3 critérios locais conforme rol pré-estabelecido.

A prefeitura informa ainda que não iniciou o cadastramento das famílias; a equipe está sendo treinada para o efetivo atendimento e, após, será divulgado onde, quando, e quais documentos necessários para o cadastramento, mas, segundo o Ministério, “a modalidade MCMV Faixa 1 produz empreendimentos habitacionais destinados às famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.800,00. Para participar, além de atender ao limite de renda familiar, não se pode possuir ou estar comprando outro imóvel”.

“Estamos muitos satisfeitos com essa vitória para Tupaciguara. Mediante tudo que estamos passando, conseguimos, ainda em 2018, a liberação de 116 unidades habitacionais, que serão a casa própria para famílias tupaciguarenses, um grande passo, uma grande vitória e uma grande conquista. Agradecemos o empenho de todos os servidores municipais que estiveram por trás desse processo, aos vereadores que aprovaram as leis que eram necessárias e, juntos, com a nossa administração estamos fazendo história, uma conquista de 116 casas para nossa população. Queremos mais e vamos buscar em todas as esferas. Parabéns, Tupaciguara, por mais essa grande vitória e em breve estaremos entregando as chaves para 116 famílias”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.